segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Patrimônio online será "novo Renascimento"

A colocação online do patrimônio cultural europeu será um "novo Renascimento". Este é a conclusão do relatório do Comité de Sábios sobre a digitalização do patrimônio cultural da Europa.

O relatório considera ser vital que os Estados-Membros da União Europeia acelerem os esforços de colocação online do seu patrimônio cultural, nomeadamente das coleções das suas bibliotecas, arquivos e museus. Para além de apontar as vantagens a nível cultural da disponibilização desta informação a todos os cidadãos, o relatório faz ainda uma análise das vantagens económicas de tal medida, apontando a possibilidade da prestação de serviços inovadores em áreas como o turismo, o ensino e a investigação.

Sobre este relatório, que foi elaborado por Maurice Lévy, Elisabeth Niggemann e Jacques de Decker, a vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, considerou que as sugestões do relatório irão impulsionar «um novo Renascimento», e sublinhou que «a colocação em linha das coleções dos nossos museus e bibliotecas não só mostra a riqueza da história e da cultura europeias como também traz novos benefícios para o ensino, a inovação e para a criação de novas atividades econômicas. Serão colocados na Internet conteúdos de alta qualidade para muitas gerações».

As principais conclusões deste relatório, que tem como título «O Novo Renascimento», passam por tornar a biblioteca digital europeia, Europeana, no ponto de referência para o patrimônio cultural online a nível europeu; pela colocação online das obras protegidas pelos direitos de autor mas que já não são comercializadas; pela adopção, por parte da União Europeia, de regras em matéria de obras órfãs; pelo aumento dos fundos para a digitalização das obras culturais; pelo incentivo às parcerias público-privadas para a digitalização do patrimônio cultural, e pela garantia de preservação das coleções em formato digital.

Fonte: iGOV Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário