quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Buscas do Bing são mais precisas que do Google, diz estudo

por Paul McDougall | InformationWeek EUA - via IT Web

Mecanismo de pesquisa da Microsoft também está fazendo avanços contra seu rival no que concerne a tráfego

Pesquisas feitas por meio do buscador Bing, da Microsoft, levam os visitantes, de forma mais frequente, a visitar sites do que as buscas via Google. Os dados são do observador de mercado Experian Hitwise e levam em conta a utilização das ferramentas em janeiro.

Conforme o levantamento, usuários do Bing clicaram em um resultado de pesquisa 81,54% das vezes, em comparação com 65,58% das vezes que os usuários clicaram no Google. Isso, conforme a consultoria, reflete que o sistema da Microsoft foi consideravelmente mais efetivo.

“A parcela de buscas infrutíferas destaca a oportunidade para ambas as ferramentas de pesquisa e marketing avaliarem os resultados das páginas”, disse um funcionário da Hitwise, em comunicado.

A Hitwise também descobriu que o Bing ganha do Google em termos de parcela do mercado, graças em grande parte ao acordo sob o qual o Yahoo provê pesquisas em suas páginas para a Microsoft em troca de dinheiro. As pesquisas “Bing-powered” responderam por 27,44% de todas as buscas dos Estados Unidos em janeiro, mais de 6% do que no mês anterior. A parcela do Gloogle caiu 2% no mesmo período, para 67,95%.

Os resultados vão certamente aquecer o crescente rancor entre a Microsoft e o Google, que acusou seu rival de copiar seus resultados de pesquisas.

A desavença começou na semana passada após o blog Search Engine Land publicar uma história na qual citava o Amit Singhal, colaborador do gigante de pesquisas chamado de “Google Fellow”. Ele disse que o Google criou uma armadilha para pegar a suposta trapaça do Bing. “Eu passei a minha carreira perseguindo um bom mecanismo de pesquisa”, Singhal disse para Search Engine Land. “Eu não tenho problema algum com um competidor desenvolvendo um algoritmo inovador. Mas copiar, para mim, não é inovação”, disse Singhal.

Mas o chefe de pesquisas da Microsoft, Yusuf Mehdi, em uma postagem no blog da empresa, disse que a “armadilha” do Google falhou, porque ela mesma fez com que o concorrente notasse as páginas iscas ao artificialmente inflar a popularidade delas com usuários da rede. Mehdi salientou que a Microsoft rastreia anonimamente aonde os usuários do Explorer vão na rede.

Mehdi disse que o Google está simplesmente preocupado com as melhorias que a Microsoft lançou para o Bing no ano passado. Entre outras coisas, o Bing ganhou integração direta com o Facebook, OpenTable e o serviço de localização geográfica Foursquare. E é também, se os dados da Hitwise estiverem corretos, mais preciso do que o Google.

Um comentário:

  1. Aqui, quando digito CORRETAMENTE algum endereço, as vezes usando CTRL+C, ao invés do navegador(IE9) encontrar de imediato, envia-me para o BING, simulando uma busca que não fiz. O problema é que eu NUNCA(mesmo) busquei nada pelo BING, mas a porcaria do buscador abre sem qualquer motivo aparente e com o link que eu havia digitado quando tentei abrir a página em questão. Isso provavelmente é uma malandragem da MS para colocar o BING entre os buscadores mais populares. Palhaçada é pouco para definir tal política de popularização do buscador da MS.

    ResponderExcluir