quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Casa de Portinari cria tour virtual para atrair internautas

Site da instituição já está no ar em novo endereço e design

Rodolfo Tiengo

O Museu Casa de Portinari, de Brodowski, entrou de vez para a era digital. Os admiradores do trabalho de Cândido Portinari poderão conferir a obra e a vida do pintor por meio de uma nova plataforma online.

Com design remodelado e novo endereço, a página digital dispõe de uma série de recursos que visam aproximar o internauta do mundo das artes, como superzoom para as fotografias, reportagens em vídeo, além de notícias e mapa com informações gerais sobre o museu.

A grande novidade do site é a ferramenta que permite aos visitantes fazerem um tour virtual pelas dependências do museu. Com imagens em 360 graus, os internautas passeiam pela sala principal, pelos quartos, ateliês, Capela da Nonna e jardins.

O site também está integrado às redes sociais e os usuários podem se cadastrar para receber notícias sobre a instituição. “Tentamos deixá-lo o mais atualizado possível, para que as pessoas possam desfrutar ao máximo do museu sem sair casa”, afirma a gerente do museu, Cristiane Maria Patrici. Segundo a gerente, do projeto à disponibilização online, o portal demandou um ano de trabalho.

A iniciativa de colocar o internauta virtualmente dentro do museu segue a uma tendência mundial de digitalização da arte observada em grandes espaços de artes como o Louvre, em Paris. Para a Cristiane Patrici, a expectativa é de que a idéia desperte nas pessoas o maior interesse em conhecer pessoalmente a Casa de Portinari – hoje o museu recebe, em média, quatro mil pessoas por mês. “Nada tira a sensação de contemplar a arte no ambiente, mas como nem sempre isso é possível se torna uma maneira de aproximar as pessoas”, diz.

O novo portal será apresentado oficialmente ao público no próximo domingo (6), data da morte de Portinari. O lançamento será na Praça Cândido Portinari, em frente ao centro de artes, a partir das 9h. “As pessoas poderão fazer uma comparação entre o virtual e o real”, afirma Cristiane.

O Museu Casa de Portinari, administrado pela Secretaria de Cultura do Estado, está em funcionamento desde 1970, na residência em que o ícone modernista passou a infância e a adolescência. A casa fica aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3664-4284.

Cândido Portinari, falecido em 1962, ficou conhecido por painéis como os de “Guerra e Paz”, que por mais de cinco décadas ficaram expostos na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, e foram trazidos recentemente ao Brasil.

Fonte: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário