quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Google anuncia ênfase em busca social

Por Klaus Junginger

Resultados de conteúdos publicados em redes sociais passarão a ser misturados na lista principal com base em sua relevância para a consulta.

A Google anunciou, hoje, em seu blog, que está entrando de vez na onda do social search. Nos EUA, para determinadas buscas, os resultados são incrementados com informações sobre a quantidade de vezes que um link foi compartilhado no Twitter, por exemplo.

O recurso é semelhante ao search/Facebook oferecido há meses pelo Bing, buscador da Microsoft.

Se o número de vezes que determinado link foi partilhado em redes sociais irá influenciar no ranqueamento, vai depender alguns de fatores como o usuário estar logado no Twitter enquanto realiza a busca e, em regiões como nos EUA, onde a distribuição de backbones das redes IP é organizada de maneira a propiciar a localização do internauta com maior precisão.

Se, por exemplo, um seguidor partilhar um link de uma loja de sapatos localizada no mesmo bairro em que outro usuário realizar uma busca semelhante, é provável que esse link seja exibido em uma posição mais elevada.

Twitter

Jen Lopez, gerente de relações sociais da empresa de search norte-americana SEOMoz, publicou anteontem (15/7) em um post, que a influencia do Twitter no ranqueamento de determinadas palavras chave. já começa a ser notada Jen explica que um tweet da empresa foi retuitado tantas vezes que a SEOMoz acabou ranqueando bem para a palavra "Beginers´s guide" (guia para iniciantes em tradução livre do inglês).

Segundo a Google, de agora em diante será possível vincular as contas do microblog ao perfil do Google (conta do Gmail). Para tal, basta que o usuário acesse as preferências de sua conta Google e habilite o acesso de uma conta à outra.

Redação do IDGNOW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário