quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novo portal da TV Cultura privilegia conteúdo e multiplataformas


Ao lado da repaginação visual e da nova safra de atrações da TV Cultura, entra no ar, no dia 28 de abril, o portal Cmais (cmais.com.br), agora como uma multiplataforma audiovisual e informativa da Fundação Padre Anchieta (FPA).

E chega cintilando novidades. A primeira é o agrupamento ordenado do conteúdo, distribuído estrategicamente em seis abas. São elas: TV, correspondente aos programas das emissoras da Fundação – TV Cultura, Univesp TV, Multicultura e TV Rá Tim Bum; Rádio, aos das rádios Cultura Brasil e Cultura FM, e das webrádios Rá Tim Bum e Cocoricó; No ar, link que dá acesso a uma pequena sinopse do que está sendo exibido no momento; Editorias, espaço que disponibiliza o conteúdo de acordo com o tema (música, arte e cultura, jornalismo, educação, infantil e especiais); Vídeos e ao vivo, com atrações da TV disponibilizadas via sinal streaming. “Tudo isso para facilitar a navegação e deixar o internauta a um clique de distância do conteúdo das nossas rádios e televisões”, resume Eduardo Brandini, gerente do departamento de Multiplataforma da FPA.

Junto com a reformulação estrutural, há também a tecnológica. Todo o conteúdo se correlaciona. Isto quer dizer que as informações contidas nos links das emissoras se cruzam. Na prática, se o internauta pesquisar sobre um tema específico na página de qualquer programa, surgem na tela matérias e vídeos com conteúdo semelhante ao de outras áreas do portal. A ideia é fazer com que seja experimentada uma navegação mais rica, integrada e dinâmica.

O Cmais adere ao conceito de multiplataforma por uma simples razão: todos os seus vídeos podem ser acessados nos mais diversos suportes de tecnologia, inclusive os móveis. Na lista, celulares, netbooks, notebooks e tablets. Outro destaque é a compatibilidade. O portal roda em todos os navegadores.

Programas no YouTube
A principal janela audiovisual do mundo, o YouTube, passa a ser o canal exibidor de todos os vídeos produzidos pela FPA. A Cultura está seguindo o exemplo de outras emissoras públicas do mundo, como a BBC e a PBS.

A parceria diversifica e confere poder visual ao tour do internauta. Primeiro, porque os programas ganham canais exclusivos, caso do Metrópolis, do Vitrine e Roda Viva, por exemplo. Segundo, porque o material terá qualidade HD (high definition).

Layout
A disposição das imagens e dos textos está mais delimitada, organizada, clean. O portal recebe também um toque moderno, com cores vibrantes em tons verde e laranja.

Portal Cmais (cmais.com.br): Estreia: 28 de abril (quinta-feira)

Fonte: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário