terça-feira, 19 de abril de 2011

Planejamento de trabalhos acadêmicos


Por Daniela Cartoni - Administradores
Imagem: Internet


A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações. Em seus processos e objetivos distinguem-se da consulta bibliográfica, que se apresenta como tarefa mais simples, voltada para o esclarecimento de dúvidas a partir de verbetes de dicionários, enciclopédias ou manuais.

A consulta bibliográfica caracteriza-se com a anotação dos dados consultados, tendo-se uma cópia textual ou livre, mas nunca uma pesquisa científica ou acadêmica. Esta é uma atividade voltada para a solução de problemas, pretendendo responder a perguntas por meio de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência.

Pesquisar não é tarefa fácil, mas trabalhosa, paciente e demorada. Ao se pretender fazer uma pesquisa, de qualquer natureza, deve-se desde o início, juntamente com a escolha do assunto, fazer um projeto. O projeto garante a execução da pesquisa. Prevê os recursos materiais e o tempo necessário. Sem previsão, a pesquisa corre o risco de não ser concluída ou ser feita de forma inadequada. A investigação científica é desenvolvida através de diversas etapas ou tarefas específicas, chamadas também de fases da pesquisa.


Fases de pesquisa (Medeiros, 2001)

1 - Estabelecimento do problema e redação do projeto de pesquisa

- Escolha do assunto

- Formulação do problema

- Revisão bibliográfica sobre o problema a ser resolvido

2 - Organização da pesquisa

- Descrição do objeto de pesquisa

- Formulação de hipóteses

- Descrição dos métodos empregados

- Construção dos instrumentos para coleta de dados

- Planificação da coleta de dados

3 - Execução da pesquisa de campo

- Estabelecimento de um plano de trabalho

- Coleta dos dados

- Análise dos resultados

4 - Redação

- Esquematização dos capítulos

- Redação preliminar

- Revisão gramatical e de conteúdo

- Redação final

- Referências Bibliográficas

O resultado obtido da pesquisa será tão melhor explicitado quanto melhor estiver estruturado o texto científico e a escolha dos recursos técnicos utilizados. Vejamos:

a) Seleção do tema e elaboração do projeto de pesquisa

A estruturação do trabalho científico reflete o domínio no conhecimento do tema, na escolha e no uso do método, no alcance da precisão necessária.

Um dos segredos para processar a informação disponível é limitar seu escopo, escolhendo cuidadosamente quais merecem a dedicação de tempo e atenção. Um dos mitos é que quanto mais opções existirem, mais adequadas serão as ações, maior e rico o resultado na pesquisa. No entanto, este volume pode gerar ansiedade por interpretar tudo o que há sobre o tema para incluir no trabalho.

Para afastar desgastes, avaliar a qualidade das informações e, reduzindo as opções, também será evitada tamanha apreensão. O objeto de pesquisa deve se muito bem definido e alguns critérios devem ser levados em consideração:

• indagação minuciosa sobre o assunto;

• capacidade de selecionar material bibliográfico e documental para testar a viabilidade do tema;

• transcrição correta das informações e anotações;

• desenvolvimento ordenado e lógico dos fatos e resultados alcançados;

• desenvolvimento do processo de pesquisa em harmonia com os objetivos propostos no projeto de pesquisa.

b) Busca de fontes e seleção de material

Após a escolha do assunto – que leva em consideração o gosto pessoal, relevância do tema e pertinência científica – o pesquisador deve verificar a existência de material de pesquisa (bibliografia e dados primários). Não podem ser esquecidas questões como tempo de execução, prazos recomendados e recursos necessários assinalados na fase de concepção do trabalho. De acordo com Medeiros (2001), para organizar as etapas do trabalho recomenda-se um planejamento cuidadoso, estruturado a partir da formulação de problemas que podem ser descritivos ou explicativos.

Problemas descritivos

Quais são as propriedades do assunto? Quais são as características do assunto?

Problemas explicativos

Como a questão deve ser metodologicamente abordada? Como se procederá na análise dos fatos?

Como se fará a demonstração dos resultados?

No levantamento de material, a caracterização desta tarefa está intimamente associada ao tipo de pesquisa escolhida: documental ou bibliográfica.

A pesquisa documental compreende o levantamento de documentos que ainda não foram utilizados como base de pesquisa, podendo ser encontrados em: arquivos públicos ou banco de dados públicos on-line, empresas particulares, arquivos de entidades educacionais ou institutos científicos, cartórios, museus, correspondências, autobiografias, etc. Esta modalidade inclui a observação direta intensiva, cuja modalidade mais utilizada é a entrevista e a observação direta extensiva, baseada no uso de testes, questionários, formulários, etc.

Já a pesquisa bibliográfica exige o levantamento de publicações (livros, teses, monografias, artigos, periódicos, etc.). Requer 4 fases: identificação, localização, compilação e fichamento.

Outra distinção importante relaciona-se com a origem dos dados para a pesquisa, ou seja, investigação a partir de fontes primárias (coletadas em "primeira mão", como pesquisa de campo, entrevistas, laboratório, etc.), secundárias (coletadas em relatórios, livros, revistas, jornais, fontes eletrônicas, etc.) ou terciárias (citadas por outra pessoa).

Atualmente, é inegável a importância da internet como fonte de pesquisa. Considerando o crescimento do volume de informações disponibilizadas na rede e a diversidade de origens e intenções de sua publicação, alguns "filtros" podem ser utilizados para otimizar os recursos de busca.

Um deles é selecionando a "entrada", que pode ser utilizada de duas maneiras principais para consulta de material acadêmico:

- por assuntos/categorias: a busca é feita por tópicos que estão indexados por categorias e subcategorias de assuntos;

- por assuntos específicos: a busca é feita utilizando as ferramentas de busca. Nesta forma de busca você deve informar a palavra-chave ou a frase que caracteriza o que quer pesquisar.

Para facilitar a seleção dos recursos encontrados e descartar conteúdo pela falta de atualização ou de credibilidade, além da experiência do pesquisador, há caminhos que se ampliam ou se estreitam de acordo com o domínio do browser. Recomenda-se o uso dos chamados "operadores booleanos":

OR = União Busca registros onde exista qualquer um dos termos indicados

AND = Intersecção Busca registros onde ocorram simultaneamente os termos indicados

AND NOT = Exclusão Busca registros onde ocorra o primeiro termo exceto o segundo

Aspas " " = Frase Busca registros que contenham a frase

Por exemplo, as aspas são utilizadas para que a ferramenta de busca considere as palavras como sendo uma frase. Por exemplo, ao colocar duas palavras entre as aspas, "administração em finanças", a busca ficará limitada a documentos que contenham exatamente essa frase.

Atenção: como avaliar a informação disponibilizada na internet Sendo a internet uma fonte inesgotável de recursos, adotam-se alguns critérios de seletividade como, por exemplo, verificar as credenciais do autor, como está escrito o documento (linguagem, correção ortográfica e gramatical) e a atualidade do site.

Outro cuidado que você deve tomar é com os direitos autorais. Referenciar os documentos usados e indicar como fontes de consulta é fator ético primordial. A ABNT publicou normas para referenciar documentos digitais, a serem discutidos no próximo texto.

c) Análise dos dados, leituras, e fichamentos

Para analisar os dados, deve-se considerar a natureza da pesquisa, ou seja, se será quantitativa ou qualitativa.

No caso de pesquisas quantitativas, a principal razão de sua realização é descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. A análise de dados quantitativos e dos cruzamentos entre as diversas informações coletadas vão produzir análises qualitativa, ou seja, permitirão ao pesquisador tirar conclusões que não poderiam ser tiradas sem o levantamento e o cruzamento de informações quantitativas.

Utilizamos a análise univariada para estudarmos a distribuição de apenas uma variável, utilizamos a análise bivariada quando trabalhamos com duas variáveis e a análise multivariada para os casos de mais de duas variáveis, avaliando a preponderância de uma delas como fator explicativo.

Em relação às pesquisas qualitativas, as técnicas de entrevista com roteiro não estruturado exigem a transcrição das informações e a autorização dos participantes para divulgação dos dados.

Para trabalhar com informações secundárias, essencialmente livros e artigos científicos, sugere-se a utilização de técnicas de leitura para otimização do tempo e melhor qualidade dos registros, bem como a sistematização por meio de fichamento ou resumos.

Considerações finais

A elaboração de um trabalho acadêmico requer disciplina, muita vontade de ser produtivo e a busca de qualidade de vida. Realizar pesquisa acadêmica deve ser uma atividade prazerosa dentre nossos objetivos pessoais e profissionais, incorporadas ao nosso planejamento de tempo e, de forma mais abrangente, ao nosso projeto de vida.

Referências

CARRAHER, David. Senso Crítico. São Paulo: Pioneira, 1999.
CERVO, A. L. e BERVIAN, P. Metodologia cientifica. 4ª ed. São Paulo: Makron Books, 2007.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
______. Pesquisa Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 1990.
DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. Métodos e técnicas. SãoPaulo: Pearson-Prentice Hall, 2004.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cezar de Souza. 19ª Edição, São Paulo: Perspectiva, 2006.
GIL, A.C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: 1987.
LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo:
Atlas, 2001.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SEVERINO, A. J. Metodologia Do Trabalho Científico. 22.Ed.. São Paulo: Cortez, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário