sexta-feira, 13 de maio de 2011

Biblioteca Digital da UFPB publica mais de mil teses e dissertações


Disseminar, de forma integrada, dados pertinentes a teses e dissertações, tornando possível o acesso ao documento completo. Este é o principal objetivo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está integrada ao projeto BDTD desde 2006. Neste período, a BDTD/UFPB já publicou mais de mil trabalhos.

A BDTD atende a pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) de diversas áreas do conhecimento humano, vinculados ou não à UFPB. Para participar do projeto, o autor deverá ter defendido a dissertação ou tese em algum dos programas de pós-graduação stricto sensu promovidos pela UFPB. Precisa também preencher e assinar o termo de autorização que está disponível no site da Biblioteca Central UFPB ( http://www.biblioteca.ufpb.br/ ) e depositar no setor de Intercâmbio da Biblioteca Central uma cópia digital da dissertação ou tese em formato pdf.

O Projeto BDTD/UFPB está respaldado na portaria nº 13, de 15 de fevereiro de 2006, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a qual prevê a obrigatoriedade da disponibilização dos conteúdos digitais das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação das IFES brasileiras via web.

Publicações

Segundo os indicadores de produção do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a UFPB ocupa hoje o 25º lugar entre as 97 instituições que participam do Consórcio/BDTD, com 161 Teses e 856 Dissertações. A Biblioteca Digital da UFPB pode ser acessada por meio do endereço http://www.biblioteca.ufpb.br/  ou através do site do Sistema de Bibliotecas da UFPB.

A participação da Biblioteca Central neste Projeto garante aos pesquisadores que seu trabalho tenha visibilidade regional, por meio da Biblioteca Digital, nacional por meio do IBICT e internacional, por meio do Networked Digital Library of Thesis and Dissertation (NDLTD).

Informações pelo telefone (83)3216.7588 ou pelo email: bdtd@biblioteca.ufpb.b r.

Fonte: Planeta Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário