segunda-feira, 23 de maio de 2011

Biblioteca Nacional da França, embarca em um enorme projeto de digitalização


A BnF, Biblioteca Nacional da França, assinou um acordo de parceria junto ao Safig-Jouve Diadeis para digitalização de suas coleções impressas.

Como representante principal da operação, o Grupo Jouve vai trabalhar em parceria com as empresas, Safig, Diadeis e ao BancTec, para digitalizar mais de 70 mil obras/ano, das quais cerca de 70% será de suas coleções impressas e 30% de coleções de bibliotecas parceiras. Financiado pelo Centre national du livre, o acordo é por um período de três anos, renovável depois de um ano.

O acordo anterior foi assinado em 2007 com a parceria Safig-BancTec-Diadelis, e foi permitida a digitalização e OCR (Reconhecimento ótico de caracteres) de 36,6 milhões de páginas.

O novo acordo vai oferecer elevados padrões de qualidade: resolução de 400 DPI, em digitalizações coloridas ou em tons de cinza, uma norma OCR mínima garantida de 98,5% para os documentos produzidos após 1750; Além disso, pelo menos, 10% dos documentos serão fornecidos em uma versão ePUB, compatível com celulares e e-readers.

Os documentos irão enriquecer a Gallica, a biblioteca digital da BnF. Eles cobrem uma ampla gama de assuntos, incluindo história francesa, arte, literatura francesa, filosofia, direito, economia, política, ciência e tecnologia.


Tradução livre
Fonte: Information Today
Título original: National Library of France Embarks on Huge Digitization Project
Imagem: Internet


+ Biblioteca Nacional da França em imagens (o filme traça a história, missão e futuro da BnF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário