quinta-feira, 19 de maio de 2011

Enciclopédia reúne dados sobre futuro das notícias



Redação Portal IMPRENSA


O Projeto Nieman Journalism Lab, da Universidade de Harvard, lançou uma enciclopédia online. Batizada de Encyclo, o site reúne informações sobre o histórico das instituições jornalísticas e de mídia, além da contribuição destas para o "futuro das notícias", informa o site do Knight.


O objetivo é registrar a forma como os meios de informação impactam o futuro da produção jornalística e sua contribuição para a evolução do jornalismo. O Nieman Lab preocupa-se em analisar o contexto e antecedentes de instituições que vão desde as tradicionais, como o The New York Times, até blogs de tecnologia como o Mashable, as redes sociais e organizações sem fins lucrativos como a ProPublica e o WikiLeaks.


Para cada entrada da enciclopédia, há uma pequena narração descrevendo o histórico e a percepção do publico a respeito daquele veículo. A partir da introdução é possível navegar pela página e acessar links, artigos publicados e mais informações sobre o assunto.


Até o momento, constam 184 entradas sobre sites de notícias, jornais, revistas, emissoras de televisão e empresas de tecnologia. Independente das opiniões a respeito destes meios, o Nieman Lab explica que os veículos mencionados são "os mais importantes protagonistas e inovadores na evolução do jornalismo".


O Encyclo também pede a colaboração dos usuários para contribuir na elaboração de conteúdo e sugerir novos meios para serem adicionados à enciclopédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário