segunda-feira, 9 de maio de 2011

Países da Commonwealth vão ter portal comum


A Commonwealth está a trabalhar no desenvolvimento de um portal que agregue os 54 países que fazem parte desta organização.

O objetivo do portal, que se irá denominar Commonwealth Connect, é criar uma rede de contatos entre os cidadãos, as organizações e os governos dos estados que fazem parte desta comunidade, para que possam trocar informações de forma mais rápida e direta.

Os responsáveis pelo projeto pretendem também que o mesmo tenha uma vertente colaborativa, não sendo apenas informativo.

O portal irá ser apresentado em Outubro de 2011, na convenção anual que junta os governos dos países da Commonwealth.

Fonte: iGOV

O que é Commonwealth

A Commonwealth, (também conhecida como Commonwealth of Nations) é uma organização composta por 54 países independentes que, com a exceção de Moçambique e Ruanda, compartilham laços históricos com o Reino Unido. Seu principal objetivo é a cooperação internacional no ámbito político e económico, e desde 1950 a entrada na organização não implica submissão alguma à Coroa britânica. Com o ingresso de Moçambique, a organização passou a ser denominada "Comunidade das Nações" (em inglês, Commonwealth of Nations) para indicar seu caráter internacional. Ainda assim, o adjetivo britânico segue sendo utilizando com frequência para diferenciá-la de outras comunidades existentes internacionalmente. A rainha Isabel II do Reino Unido é a chefa da organização, segundo os princípios da Comunidade, "símbolo da livre associação de seus membros".


O nome original era "Comunidade Britânica" (do inglês: British Commonwealth) até 1946. Esta fórmula foi inventada em 1950, quando a Índia tornou-se uma república, e, embora não reconhecendo Jorge VI como chefe de estado, a Índia reconhecia-o como o símbolo da associação livre de nações. Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário