sexta-feira, 27 de maio de 2011

Site conta a história do teatro inglês


Pesquisadores britânicos criam portal que reúne documentos e imagens da dramaturgia produzida na Inglaterra desde 1827

por Heloísa Broggiato
Creative Commons
Cena de Rei Lear, de Shakespeare, um dos clássicos do teatro da Inglaterra

Um grupo liderado por pesquisadores da Universidade de East London e do King’s College de Londres criou o Arquivo On-line de História do Teatro (Otha, na sigla em inglês), um banco de dados virtual para reunir informações de diferentes fontes sobre o teatro britânico nos últimos dois séculos. O projeto, que conta com o apoio das universidades de Sheffield e de Nottingham, além da Royal University of London, montou um arquivo de documentos publicados desde 1827, que pode ser consultado por meio de buscas por autores, obras ou teatros onde as peças foram encenadas.

Apesar de contar com a participação de várias instituições acadêmicas, o projeto não quer ser um meio de comunicação de mão única e convida o público a contribuir com a coleta de dados sobre a história do teatro britânico. Toda pessoa que assistir a uma peça pode inserir novas informações sobre o espetáculo ou corroborar as que já existem.

O site permite ainda a criação de perfis, a troca de informações e a publicação de trabalhos e ensaios sobre o tema, fazendo uma ponte entre pesquisadores formais e informais do assunto. Os interessados podem ainda montar a própria coleção de documentos e contribuir com os organizadores do projeto.

http://www.otha.org.uk/  


Heloísa Broggiato é jornalista, tradutora, cientista política e mestre em política internacional e segurança pela Universidade de Bradford, na Inglaterra

Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário