segunda-feira, 30 de maio de 2011

Wikipédia ganha salas de aula em São Paulo

Enciclopédia virtual e outras iniciativas realizadas em regime de colaboração ajudam alunos a aprender

Laís Cattassini - O Estado de S.Paulo

O Wikcionário define o verbo colaborar como "trabalhar em comum, com outrem, na mesma obra". Na Wikipédia, estão associados à palavra colaboração os conceitos de "comunidade", "aprendizagem colaborativa" e "coletivismo". Postos em prática, os verbetes, escritos e editados por internautas, viram ferramentas de aprendizado. Alunos e professores de alguns colégios paulistanos utilizam, em plataformas digitais (como várias ferramentas Wiki e o Moodle), maneiras de construir o conhecimento em conjunto.

Daniel Teixeira/AEEficaz. Alessandra Orzechowski diz que fixou o conteúdo

É o caso do Colégio Santa Maria, na zona sul, que desenvolve uma enciclopédia virtual de geografia. "Queremos colocar o aluno no papel de produtor", diz Muriel Alves, coordenador de tecnologia educacional. O trabalho foi realizado pelos alunos do 7.º ano em 2010 e será ampliado até o fim deste ano.

"Foi um jeito diferente de aprender. Ajudou muito a entender o conteúdo", explica a aluna Alessandra Orzechowski, de 12 anos. Para trabalhar o tema Descobrimento do Brasil, ela precisou fazer conexões com o Tratado de Tordesilhas, as capitanias hereditárias e a miscigenação da população. Foram 42 temas elaborados em 3 semanas. "A cada encontro o trabalho ia crescendo", conta o professor de geografia do colégio, Aldo Ordenes.

Para Matheus Simões, de 13 anos, aluno do mesmo colégio, o método funcionou. "Não vou esquecer o que aprendi. Eu interagi com o conteúdo."

Sintetizando um ano do que foi visto em sala de aula, todo o conteúdo fica disponível para consulta no site csm7anoa.pbworks.com. "O resultado pode ser usado como primeira referência de estudo", afirma Ordenes.

Vantagens. A ideia de conteúdos colaborativos está presente também no Colégio Pio XII. Os alunos do 2.º ano do ensino médio fizeram um dicionário e ligaram os temas trabalhados a vídeos, fotografias e ilustrações.

A possibilidade de associar conteúdos é uma das vantagens de ferramentas colaborativas como a Wiki. A necessidade de complementar conceitos com informações coletadas pelos colegas ajuda a compreender o conteúdo. "Linkar os temas dá um contexto maior", acrescenta a assessora de tecnologia do Pio XII, Elizabeth Fantauzzi.

No caso do Pio XII, os alunos encontraram outra vantagem: a colaboração de estudantes estrangeiros. O Moon Project, do qual participam os alunos do 7.º ano, compara as observações da Lua feitas em São Paulo com as anotações de crianças da mesma idade, no Texas (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário