sexta-feira, 17 de junho de 2011

Amazônia às mãos na internet

Portal preserva história da região e aglutina informações sobre a floresta

Terra da Gente, com info Envolverde

Muito se estuda e se pesquisa sobre a Amazônia. Mas onde achar tudo num mesmo lugar? Por essa razão e com o objetivo salvaguardar informações importantes sobre a região (que futuramente pudessem servir ao planejamento de políticas públicas), foi que nasceu o projeto “Amazônia em Transformação” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Trata-se de um acervo digital que dá acesso a pesquisas produzidas nos últimos 40 anos, mas que ainda não foram publicadas. Os arquivos estão disponibilizados no endereço: http://www.iea.usp.br/amazoniea.html  e tem fácil navegação (basta digitar o nome do autor com trechos do que procura).

Para o engenheiro agrônomo e pesquisador da Amazônia, Warwick Manfrinato, que trabalha na região há mais de 15 anos, “não existe a Amazônia, são milhares de florestas dentro de uma só”, explica. Diretor executivo do programa “Amazônia em Transformação: História e Perspectivas”, ele diz que devido ao tamanhão e importância da região “são muitos os temas e assuntos a serem debatidos”.

Warwick Manfrinato revela que diversos estudiosos da região amazônica possuem idade avançada e saúde fragilizada, ou são pessoas muito ocupadas. Estes e outros empecilhos são barreiras naturais para conseguir informações verdadeiras e fidedignas. Mas diversos desses pesquisadores se mobilizaram e cederam entrevistas ao site, ou entregaram suas pesquisas e estudos. Os documentos vão desde declarações do primeiro ambientalista brasileiro vivo e atuante, Dr. Paulo Nogueira-Neto, até questões de conflitos de interesse na Amazônia, como o artigo do pesquisador Gerd Kohlhep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário