sábado, 4 de junho de 2011

Bibliotheca Alexandrina: Biblioteca ou Centro Cultural?


A Bibliotheca Alexandrina é um projeto ambicioso com uma grande cornucópia de programas e recursos. Foi fundada como uma biblioteca com espaço para 8 milhões de livros, mas também funciona como um centro para todos os fins culturais, sala de conferências e planetário, bem como um complexo de galerias e museus.

As suas prioridades tem sido objeto de intenso debate, já que muitas das atividades da instituição de alto nível não estão ligadas à sua função como uma biblioteca.

"A Biblioteca não deve vender-se ao público como uma biblioteca. É uma lugar para divulgar conferências e atividades", explica Khaled Fahmy, presidente da Universidade Americana do Cairo, do departamento de história.

"Aqueles de nós familiarizados com o papel de uma biblioteca pública ficam surpresos ao descobrir que a leitura e a pesquisa não são as principais funções da Biblioteca. É mais um ponto de encontro de intelectuais", acrescenta.

A administração da Biblioteca, no entanto, imagina o lugar como "muito mais do que uma biblioteca - é um centro cultural", explica o assessor da diretoria Aly Maher.
Grandes planos, e alguns obstáculos

Quase dez anos desde que abriu suas portas ao público, a biblioteca da Biblioteca ainda está em desenvolvimento. Ainda não é reconhecida como um destino importante de pesquisa para os estudiosos do Egito.

"Os estudiosos tendem a pensar a biblioteca como uma atração turística e não um recurso", disse Fahmy.

Mas, embora seja de fato uma das principais atrações turísticas de Alexandria, também serve a comunidade local como uma biblioteca de pesquisa. Os principais utilizadores da biblioteca são estudantes da Universidade de Alexandria, localizada do outro lado da rua e crianças em idade escolar.

"Nós somos uma biblioteca pública e uma biblioteca de pesquisa", diz Lamia Abdel Fattah, na qualidade bibliotecário-chefe, que espera que, eventualmente, a coleção atrairá todos os acadêmicos que investigam a cidade de Alexandria, bem como a antiga biblioteca de Alexandria - que a Biblioteca pretende ressuscitar.

Mas a biblioteca é precisa ainda adquirir o núcleo de seu acervo. "Ao fazer a pesquisa sobre a cidade de Alexandria, encontrei-me falta de diversos livros. Então eu fui ver o que a Biblioteca tinha nesse campo, e eu encontrei uma coleção muito pequena ", disse Fahmy.

Com aproximadamente 500.000 livros, o acervo é atualmente equivalente à de uma biblioteca universitária de pequeno porte. A política de desenvolvimento afirma que por causa do "orçamento e pessoal limitado" as aquisições atuais estão temporariamente limitadas a "níveis básicos e mínimos de aquisição."

Sahar Dourgham, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Alexandria, sentiu que as coleções da biblioteca não estavam suficientemente especializadas para atender sua necessidades de pesquisa, "A biblioteca está cheia de livros de muitos lugares e muitos ramos, mas eu não sinto que sua coleção serve àqueles que pesquisam em profundidade. Ela não usa a biblioteca para a sua pesquisa de pós-graduação:".. Eu sempre trouxe os livros que eu precisava do exterior "

A Biblioteca é também desafiada a criar uma coleção expansiva de livros em árabe. "As pessoas querem todas as matérias em árabe, mas, por vezes, as publicações especializadas não estão disponíveis em árabe, e sim Inglês e em Francês ", diz Abdel Fattah.

Se a colecção de livros é pequena, uma área onde tem havido uma expansão agressiva na Biblioteca são os recursos digitais.

"Uma Biblioteca Digital para o Século XXI"

Estudantes da Universidade de Alexandria utilizam com frequência os recursos eletrônicos da Biblioteca. "Temos acesso a bases de dados sobre a medicina, música e muito mais. Esta são as áreas que a maioria dos estudantes e pesquisadores procurarm ", explica Abdel Fattah.

Existe assinatura de 60 mil periódicos científicos eletrônicos e seu acervo inclui 180 mil livros eletrônicos, de acordo com Noha Adly, vice-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Existem duas principais iniciativas de livro digital que se esforçam para criar um espaço completo e acessível do conhecimento do mundo na internet. A Biblioteca Digital Universal em colaboração com Universidade Carnegie Mellon, e a Biblioteca Digital Mundial com a Biblioteca do Congresso. Ambos os projetos estão em estágios iniciais, mas o envolvimento da Biblioteca, a coloca na vanguarda desta área.

Também está completando o seu material de arquivo digital, com coleções que documentam a história do Egito moderno, incluindo a revolução em curso.

Todos esses recursos estão disponíveis online através do website da Biblioteca.

Além de ser um centro de digitalização, ela também atrai pesquisadores que precisam de DVD. "Meus colegas que pesquisam televisão e cinema confiam totalmente na Biblioteca para seu trabalho", explica Dourgham.

Ainda assim, alguns dos projetos de alto perfil a Biblioteca envolvem máquinas impressionantes que ainda estão encontrando o seu uso.

A Espresso Book Machine é uma impressora instantânea de livros em exibição na biblioteca. É uma parte de enormes máquinas, que ainda não estão em uso.Existem planos para que possa ser usado para reproduzir livros e manuscritos raros, e entregar os livros na ordem. Mas, como Adly, explica: "Atualmente, temos permissão para imprimir somente 1.000 livros de nossa coleção. Isso não é suficiente para começar a usar a máquina. "

A biblioteca também possui uma das duas cópias do mundo do Internet Archive, que armazena cerca de 10 bilhões de páginas que remontam a 1996.
A cópia física do Internet Archive é um espectáculo de ser visto. É uma espécie de emblema da visão da Biblioteca para ser uma líder em tecnologia da informação digital e uma biblioteca de ponta.

Mas tais projetos ambiciosos e difusos podem distrair a atenção e financiamento das necessidades básicas da biblioteca.

Construir uma biblioteca a partir do zero

Uma biblioteca não pode ser construída durante a noite. Tal como acontece com muitos elementos da Biblioteca, o objetivo declarado de adquirir um milhão manuscritos é ambicioso e vai levar anos para conseguir. Embora existam 190 mil manuscritos e livros raros e impressionante acessíveis, eles sãos ofuscados pelo acervo dos Arquivos Nacionais do Egito, apesar da burocracia do último.

Formando-se como um centro de tecnologia da informação digital, a Biblioteca tem sido bem sucedida. Mas o potencial para tornar-se um diálogo aberto e acessível, a biblioteca que tem financiamento público - algo que não existe no Egito - permanece controversa. Esta é uma meta que o seu bibliotecários estão trabalhando, mas às vezes pode desaparecer em meio a sua miríade de programas.

Fonte: Al-Masry Al-Youm
Tradução livre
Título original: Bibliotheca Alexandrina: Library or culture center?

+ Library Of Alexandria A Symbol Of Egypt’s Efforts To Lead On Knowledge Access

Nenhum comentário:

Postar um comentário