quinta-feira, 2 de junho de 2011

Google apresenta o Art Project: uma ferramenta para se conhecer os museus do mundo por dentro

por Daniel Pavani / Geek

Uma espécie de Street View dos museus!

Hoje a página inicial do Google apresenta um link para o Art Project (googleartproject.com), um novo projeto da gigante das buscas para mostrar um pouco dos famosos museus do mundo por dentro. Os usuários podem ver as obras expostas nos museus ou até mesmo navegar pelos corredores e salas, como se estivessem por lá.

A quantidade de museus ainda é pequena, mas o acervo digital já conta com imagens do Tate Britain e do National Gallery, de Londres, do Museu Van Gogh, de Amsterdã, do Metropolitan, de Nova York e do Palácio de Versalhes, na França. A Google explica que o projeto é uma parceria entre a ela e os grandes museus do mundo, para “levar as obras de arte até os usuários por meio da internet e com uma grande riqueza de detalhes”.

Os usuários podem navegar pela obras, como em um slide show, ou de uma forma muito parecida com a do Google Street View. Muito provavelmente esta é a forma mais interessante de passear pelos museus do mundo, já que dá – guardados os devidos limites, claro – a sensação de estar realmente andando pelos corredores dos museus.

Algumas imagens estão em baixa resolução, principalmente se comparadas ao serviço “equivalente” do Street View. Mesmo assim, “caminhar” pelos corredores e ver as obras de arte expostas é muito interessante e a resolução das imagens é suficiente para se ter ideia de como são os museus por dentro e de como estão expostas as obras.

Um detalhe muito interessante da página também é que seu fundo muda constantemente, sempre apresentando uma obra diferente a cada atualização da página. Vale a pena conferir!




Nenhum comentário:

Postar um comentário