quinta-feira, 30 de junho de 2011

Museu Virtual de Imagem e História do Brasil

Universidade desenvolve museu na Internet como ferramenta para fonte de pesquisas e recurso metodológico para professores e alunos de diferentes níveis de ensino. Projeto foi idealizado e formulado pela faculdade de História de Ensino a Distância da Unopar



Poderia ser mais uma galeria repleta de imagens, mas a diferença está no formato e na facilidade de acesso.

O museu é online e tem acesso irrestrito e gratuito. Desenvolvido pela coordenação do curso de História em parceria com a pró-reitoria de Ensino a Distância da Universidade Norte do Paraná (Unopar), o museu possui mais de 100 imagens com textos explicativos, além de recursos gráficos com recortes e textos específicos do detalhe na obra, referência com acesso aos autores e um espaço específico destinado a metodologia de ensino para professores utilizarem o material do Museu.

O professor de História Gleiton Luis de Lima, responsável pelo Museu Virtual de Imagem da Unopar ( http://www2.unopar.br/sites/museu/index.html ), explica que o Museu Virtual é um “veículo de educação aberto” e que muitas instituições de ensino utilizam essa ferramenta para pesquisa e material de apoio. “Observamos que, além dos alunos, muitos pais acessam com seus filhos. O museu é uma fonte rica de informação e cultura”, completa Gleiton.

Um dos objetivos do museu é ofertar, periodicamente, exposições sobre os diferentes temas da História do Brasil, valorizando a imagem na construção do diálogo e do conhecimento. Essa semana, a Unopar anuncia a abertura de mais uma exposição. Denominada Cotidiano 2, a mostra retoma o tema da vida humana representada por diversos autores ao longo da história. Gleiton Lima comenta sobre o sucesso da iniciativa. “Por meio do email e também dos comentários podemos ver o interesse do público em visitar o Museu”.

Atualmente o museu possui oito exposições e mais de 100 imagens. O portal é dividido em links e garante a interatividade com o visitante. Há espaço para o comentário dos frequentadores, uma ala denominada ‘Sala do Docente’ – destinada ao auxílio didático para professores que quiserem utilizar o material para lecionar -, além do link “Pesquisa”, onde são publicadas imagens e pesquisas realizadas por alunos da disciplina História Regional, do curso a distância de História da Unopar.

Para conhecer o Museu Virtual de Imagem e História da Unopar acesse http://www2.unopar.br/sites/museu/index.html

Sobre a Unopar
A Universidade Norte do Paraná (Unopar) é uma das maiores instituições de ensino do país. Fundada há de 39 anos, em Londrina (PR), oferece graduação e pós-graduação em ensino presencial e a distância. A universidade possui três Campi (Londrina, Arapongas e Bandeirantes) com 14 mil alunos de graduação e pós-graduação. Pioneira e líder no Ensino a Distância no Brasil, a Unopar, por meio do Sistema de Ensino Presencial Conectado, está presente em todos os estados brasileiros com polos em 450 municípios, atendendo mais de 120 mil alunos.

Fonte: Inteligemcia

Um comentário:

  1. É simplesmente gratificante as novas concepções de material documental do Museu de Imagem e Historia, onde a concepção de detalhes se une na incorporação de linguagens sistematicamente construtivas da própria historia.
    Seguindo essa trilha, podemos observar no Museu, uma perspectiva interdisciplinar, com relações entre história, cultura e arte popular.
    Podemos ainda desvendar processos pouco conhecidos e raramente levantados pela própria historiografia.
    Desde 2010, que venho apreciando a leitura e o conhecimento do Museu de Imagem, quando tive o prazer de concluir o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, e hoje, graças ao curso sou um Perito Ambiental, o Prof. Gleiton Lima, responsável pelo Museu na época o administrava com louvor.
    Desejo expressar mais uma vez os Parabéns a equipe da UNOPAR e a toda diretoria do Museu. Um grande abraço a todos, o site esta maravilhoso..

    Jorge Roberto de Lemos
    Att.

    ResponderExcluir