segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nos próximos 20 anos todo o acesso à informação será digital

Acabo de receber mensagem da lista NECOBELAC com a seguinte matéria: “Nos próximos 20 anos a informação será digital.”

Segundo os especialistas reunidos no II Fórum Mundial da Unesco sobre a Cultura e as Indústrias Culturais, FOCUS 2011, que se realiza na cidade italiana de Monza, nos próximos 20 anos todo o acesso à informação será digital, segundo a agência EFE.

Nos próximos 20 anos o acesso à informação será puramente digital, apontaram, hoje, notórios especialistas de mais de trinta países que participaram do Fórum Mundial da Cultura e Indústrias Unesco Cultural, FOCUS 2011, realizada na cidade italiana de Monza.

As interrogações se abrem face o avanço progressivo de conteúdos digitais, tanto em termos econômicos quanto sociais, foram o tema central dos debates que hoje reuniram mais 200 especialistas “A Livro Amanhã: o Futuro da Palavra escrita “.

A espanhola Milagros del Corral, presidente do Comitê Científico do fórum não governamental, disse que “a digitalização e distribuição em linha” projetam uma série de “novas questões” que devem ser respondidas por meio de um “diálogo aberto a nível global”.

“Esse novo mundo está abalando os alicerces de todas as profissões e modelos de negócios para seu uso terá de ser reinventada ou, pelo menos, revisitado”, disse a ex-diretora da Biblioteca Nacional da Espanha.

Na sua opinião os autores, jornalistas, editores, usuários da Internet e as empresas, os leitores, blogueiros, etc … esperam “benefícios das novas oportunidades ” oferecidas pela internet.

No entanto, todos mantêm, segundo ela, pontos de vista “divergentes” sobre como fazer isso e estão interessados em encontrar “o modelo econômico apropriado” que lhes permita aproveitar a oportunidade, sem precedentes, que oferece acesso universal à educação, a ciência e cultura.

Leiam mais neste link. (Mercedes Bermejo)

Fonte: blog do Kuramoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário