quinta-feira, 2 de junho de 2011

YouTube passa a oferecer licença Creative Commons para remixes e mashups

por Henrique Cesar Ulbrich / Geek

Canal está fazendo contato com diversas agências para liberação de conteúdo para remix.

O “YouTube”:, canal de vídeos mais acessado do planeta, acaba de anunciar o oferecimento da opção de licença Creative Commons para vídeos postados no serviço, além de novos recursos para remixar material do site. O Creative Commons oferece uma forma simples de concessão de uso e permissões de direitos de autor para obras criativas, permitindo ao usuário acessar a imensa biblioteca CC para editar e incorporar material a seus projetos.

A licença a ser utilizada CC-by-3.0, permite compartilhamento através de cópia, distribuição e transmissão do material e remixagem, isto é, adaptação livre do trabalho postado, sendo que o produto final deve ser atribuído ao autor, especificando que ele endossa o resultado.

Inicialmente, apenas uma opção de licença está definido, para evitar confusão para os usuários casuais, que podem estar pela primeira vez encarando o uso do sistema Creative Commons, informa Xeni Jardin, no site Boing Boing.

Os vídeos marcados com uma licença Creative Commons também mudam a mensagem de Dogfood, que vinha aparecendo na especificação de licença dos vídeos, para “Creative Commons – Attribution”, informa nota do site Gagagadget, que observa ainda que o Google usa a terminologia “Dogfood” para se referir a produtos testados internamente pela empresa. A mensagem – que deve desaparecer brevemente do site – pode ter sido um acidente, resultado de algum programador descuidado.

Segundo dados do próprio canal de vídeos, a empresa já estaria em contato com organizações como a C-SPAN, PublicResource.org, Voz da América, Al Jazeera e outros, para oferecer mais de 10.000 vídeos Creative Commons ao uso dos criativos editores anônimos da rede, que já contam com o editor online do próprio You Tube, que pode ser acessado através deste atalho: Youtube.com/editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário