sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fernando Henrique estreia portal colaborativo sobre política



“Democracia não é só a expressão da vontade de todos. É a vontade organizada”, diz ex-presidente em vídeo postado na página

Carolina Freitas / Veja

Fernando Henrique Cardoso entrou de vez para o mundo digital. No ano em que completa 80 anos, o ex-presidente estreia o Observatório Político - www.observadorpolitico.org.br   -, um portal colaborativo que convida internautas a discutirem as grandes questões brasileiras. O site entrou no ar na tarde desta quinta-feira, com um vídeo de pouco mais de dois minutos de FHC.

Ele discorre sobre a contribuição da internet para a consolidação da democracia e faz um convite para a nova classe média: “As pessoas estão melhorando de vida no Brasil. Está na hora de elas melhorarem mais profundamente, se interessarem mais umas pelas outras e investirem no conjunto da sociedade, opinando”, diz. "Democracia não é só a expressão da vontade de todos. É a vontade organizada."

A fala de Fernando Henrique casa com o que ele defendeu em artigo publicado em abril. Para o ex-presidente, a oposição deve compreender que o “povão” já foi arrebanhado pelo PT e se dedicar a conquistar a classe média. A tese provocou rebuliço entre os tucanos, mas, ao longo dos meses, ganhou apoio de lideranças do partido.

Em um Brasil que se livra aos poucos da influência do ególatra Luiz Inácio Lula da Silva, FHC minimiza a relevância dos líderes e dos partidos para se fazer política. “Política hoje não é coisa de um partido, não é coisa de uma instituição, não é coisa de um líder. É de todo mundo”, afirma Fernando Henrique. “Não dá mais para alguém dar ordem. Isso acabou. Não é dar ordem que vai mudar o mundo. A mudança do mundo depende da mudança de comportamento.”

A plataforma colaborativa vai ser construída em torno de um pergunta: “Tem algo a dizer?” A partir daí os internautas podem abrir tópicos de discussão e compartilha-los. Os assuntos mais comentados nesses primeiros minutos após a estreia, das 25 discussões em curso, são Meio Ambiente, Educação, Democracia Digital, Política e Sigilo Eterno.

O site estreia com 140 observadores, entre eles antigos parceiros de FHC da academia e da política, como Renato Janine Ribeiro, Pedro Abramovay e Xico Graziano. O próprio anfitrião do site aparece como um observador, ao lado de todos os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário