segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Buscas no Bing são mais eficientes do que as do Google

Na foto, página inicial do site de buscas Bing, da Microsoft
Foto: AFP


O Google ainda é, de longe, o buscador mais usado da internet, mas os resultados de pesquisa do Bing têm mais cliques nos Estados Unidos de acordo com pesquisa da Experian Hitwise divulgada no site revista norte-americana Information Week. Isso significa que os usuários estão encontrando na ferramenta da Microsoft os sites que procuram, mais do que acontece no Google.

Os dados mostram que a taxa de sucesso do Google foi de 67,56%, enquanto o Bing atingiu 80,04%. As buscas do Yahoo, que são feitas pelo Bing desde 2009, chegaram a 81,36% de eficiência. A "taxa de sucesso" calculada pela Experian Hitwise é medida a partir da quantidade de vezes que o usuário clica em sites listados nos resultados de busca.

Segundo os analistas da empresa, o estudo mostra que há espaço para que tanto Google quanto Microsoft cresçam no campo das buscas. "É uma oportunidade para avaliar as páginas de resultados e ter certeza de que o usuário está encontrando informações relevantes", diz o relatório.

A Microsoft teria, ainda, a chance de ampliar sua participação no mercado de serviços online, já que agora poderia exibir sua taxa de sucesso maior e vender mais links patrocinados. A dona do Bing já adotou algumas medidas para melhorar sua ferramenta de busca, como a possibilidade de reservar hotéis com poucos cliques quando o usuário procura por termos relacionados - como "viagem São Francisco". Além disso, recentemente, o Bing passou a mostrar atualizações do Facebook entre os resultados da pesquisa.
O Google respondeu por 66,05% das pesquisas feitas em julho nos Estados Unidos, 2% a menos do que no mês anterior. O Bing, que também caiu 2% em relação a junho, atingiu 12,98%. O Yahoo cresceu 4% e teve 15,07% das buscas realizadas - o que significa que as pesquisas com algoritmos da Microsoft chegaram a 28,05% no último mês.

Segundo a Experian Hitwise, 25,32% das pesquisas são feitas usando uma única palavra-chave, enquanto 24,09% usam dois termos e 19,49% especificam a busca com o uso de três vocábulos. Quanto mais precisa a busca, maiores as chances de encontrar o conteúdo procurado entre os resultados.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário