sábado, 27 de agosto de 2011

CIESPI atualiza base de dados com indicadores sobre crianças de 0 a 6 anos



O Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), em convênio com a PUC-Rio, lança a primeira série de indicadores sobre a primeira infância no Brasil urbano e rural. A ferramenta reúne gráficos e tabelas que apresentam um perfil da situação das crianças de 0 a 6 anos no país. A Base de Dados Infância e Juventude em Números é fruto do projeto Primeira Infância no Brasil Urbano, desenvolvido em parceria com o Instituto C&A e tem como meta subsidiar ações e políticas públicas que assegurem o direito ao desenvolvimento integral destas crianças.

Segundo a presidente do CIESPI, professora Irene Rizzini, desde a década de 80 a equipe de pesquisadores do Centro produz dados prioritariamente sobre as crianças, adolescentes e jovens cujos direitos foram violados. Entretanto, nos últimos anos, houve necessidade de se manter o foco sobre os grupos mais vulneráveis, devido à urgência de se garantir o bem-estar e os direitos deste público:


“Visando subsidiar políticas públicas que priorizem as crianças, está em desenvolvimento, em parceria com o Instituto C&A, um projeto que prevê a criação de ferramentas para a promoção do direito ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos. A primeira ferramenta que está sendo lançada é a Base de Dados com indicadores sobre a primeira infância.”

Base de Dados chama atenção para algumas estatísticas marcantes: 45% das crianças brasileiras na primeira infância estão abaixo da linha de pobreza. Para Irene Rizzini, o Brasil vem apresentando avanços no campo da garantia dos direitos da primeira infância, mas mudanças ainda devem ser efetivadas. Segundo a professora, a Base de Dados é uma forma de contribuir para que as oportunidades de desenvolvimento das crianças sejam priorizadas no futuro:

“A Base de Dados sobre a Primeira Infância é uma das ferramentas que o CIESPI vem produzindo para auxiliar os atores do Sistema de Garantia de Direitos e uma variedade de atores do poder público e da sociedade civil a concretizar esta mudança. Uma série de ferramentas serão criadas com o objetivo de fornecer subsídios para identificar as prioridades de ações que beneficiem os brasileiros em seus primeiros anos de vida.”

Base de Dados está publicada no site do CIESPI.

Fonte: Rede Primeira Infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário