sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pesquisa na web precisa de novidades, diz especialista


Cientista da computação quer chamar a atenção dos grandes buscadores para que surjam ideias inovadoras.

Por Bob Brown / IDGNow


Dada a batalha simultânea (e interminável) entre o Google, Microsoft e outros gigantes de busca, você pode pensar que é uma área muito fértil para novas ideias. Entretanto, um professor de ciência da computação da Universidade de Washington pensa ao contário, e está chamando a atenção das universidades e da indústria para encontrarem uma maneira de serem mais criativos.
Datado para coincidir com o vigésimo aniversário da chegada da World Wide Web, trazida até nós por Tim Berners-Lee, Oren Etzioni terá um artigo chamado “A pesquisa precisa de um chacoalhão” (em tradução livre), que será publicado na revista científica Nature. O maior obstáculo para progredir “parece ser uma curiosa falta de ambição e imaginação”, escreveu Etzioni em um trecho, no qual ele afirma que “tem a intenção de ser provocativo”.
Etzioni, que dirige o Turing Center, um centro multidisciplinar da Universidade de Washington, quer convidar os engenheiros e outros profissionais a “pensarem fora da caixa em relação a buscas por palavras-chave”. A mudança para telas menores em smartphones torna os métodos de pesquisa atuais, que envolvem clicar em hyperlinks, muito mais difícil quando é preciso obter boa respostas para perguntas mais complexas. O professor prevê pesquisas baseadas em comandos de voz que dependem cada vez mais de computadores mais inteligentes e softwares como o ReVerb (desenvolvido pelo próprio Turing Center), um programa que consegue adivinhar como uma informação online está relacionada a outra.
“A partir do próximo ano, penso que veremos progressos substanciais em relação a pesquisa inteligente”, disse. “Estamos vendo isso hoje em pesquisas em sites de compras e nos primeiros passos que o Bing e o Google estão tomando, mas o melhor ainda está por vir”.
Network World/EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário