sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um arquivo digital da Primeira Guerra

Cartas, diários, fotos de familiares, relatos de combates e outros documentos são reunidos em site criado em memória ao centenário do conflito


por Heloísa Broggiato / História Viva

Soldados escoceses em Liverpool, na Inglaterra

Para marcar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, a Universidade de Oxford e a Europeana, arquivo digital multilíngue que reúne vasto material sobre o patrimônio cultural e científico produzido na Europa, trabalham em um projeto para retratar a guerra pela ótica de quem a viveu.

Os organizadores estão criando um grande arquivo que vai reunir fotos de família, cartas, diários e histórias inéditas das frentes de guerra em várias partes do mundo. O objeto é recriar o cotidiano dos cidadãos comuns durante os quatro anos do conflito, que provocou uma média de 8 mil vidas perdidas por dia.

Além de contribuir para o trabalho de historiadores, o projeto rendeu exposições itinerantes no Reino Unido, que serão levadas para França, Bélgica, Polônia, Países Bálticos, Bálcãs, Áustria e Itália. Atualmente, uma equipe da Europeana trabalha na Alemanha reunindo suvenires da época. A equipe espera ter o arquivo pronto até 2014, quando será possível acessar documentos públicos e privados e reconstruir os fatos de pontos de vista diferentes.

O conteúdo do site já está parcialmente acessível, inclusive em português, no endereço eletrônico http://www.europeana.eu/portal/.

Heloísa Broggiato é jornalista, tradutora, cientista política e mestre em política internacional e segurança pela Universidade de Bradford, na Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário