terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brasil lança portal sobre a mobilidade urbana sustentável, o Mobilize Brasil




Desde o início do mês que o Brasil já tem o seu portal sobre a mobilidade urbana sustentável, o Mobilize Brasil, um espaço que vai promover a mobilização dos cidadãos brasileiros por um transporte público de qualidade, por mais ciclovias e calçadas decentes.
O site vai divulgar, diariamente, notícias do Brasil e do mundo sobre este tema, para além de partilhar vídeos, fotos, estudos e estatísticas relacionadas com a mobilidade sustentável. O portal conta ainda com dois blogs de especialistas em mobilidade no Brasil, a deputada federal Mara Gabrilli, que se dedica a questões de acessibilidade; e o expert em planeamento e desenvolvimento urbano Thiago Guimarães, consultor editorial do Mobilize Brasil.
Para já, o portal avançou com um estudo exclusivo sobre a mobilidade urbana nas principais capitais brasileiras, que explica a actual situação do sistema de transporte daquele País e o que está previsto para os investimentos futuros. A sua publicação na íntegra será disponibilizada em breve.
Consulte o Mobilize Brasil.
Veja também o movimento Menos Um Carro, que pretende promover a mobilidade sustentável na Grande Lisboa com a partilha de conteúdos, notícias, vídeos, fotos e histórias pessoais.
“A mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. Optar pelo automóvel parecia ser a resposta eficiente do século XX às necessidades de circulação, mas levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, sem contar os problemas de poluição atmosférica e ocupação do espaço público. Agora é preciso implementar sistemas de transporte sobre carris, como metro, comboios e eléctricos modernos, autocarros limpos, com integração a ciclovias, e fazer calçadas confortáveis, niveladas e sem buracos nem obstáculos”, explicou Ricky Ribeiro, que idealizou o projecto depois de uma visita a Barcelona.

O Mobilize Brasil foi também criado para estimular o debate sobre a mobilidade urbana e actuar como um organizador e mobilizador dos cidadãos de todo o País.

Fonte: GreenSavers

Nenhum comentário:

Postar um comentário