sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Câmara tem novo banco de discursos na internet



O serviço disponibiliza todos os discursos realizados no Plenário desde 1946 e as íntegras dos debates ocorridos nas comissões a partir de 1999.


A Câmara lançou ontem um novo banco de discursos na internet, que permite ao usuário consultar e ler cerca de 800 mil pronunciamentos realizados no Plenário Ulysses Guimarães e 11 mil debates promovidos pelas diferentes comissões. O novo serviço disponibiliza todos os discursos realizados no plenário da Câmara desde 1946 e as íntegras dos debates ocorridos nas comissões a partir de 1999.


“Estes discursos sempre estiveram disponíveis para consulta pelo cidadão, mas agora estão mais acessíveis. Criamos uma área específica destinada aos pronunciamentos feitos durante as sessões plenárias e outra para hospedar as íntegras das reuniões e audiências públicas das comissões. Assim, o internauta pode fazer pesquisas distintas, com resultados mais precisos”, explica Cássia Botelho, diretora do Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara, responsável pelo registro dos discursos.


Para chegar ao novo formato do banco de discursos, o Centro de Informática da Câmara realizou trabalho minucioso de arquitetura da informação. Segundo Roberta Rabay, da equipe de Design de Interação, o grande desafio foi encontrar uma forma de reorganizar os arquivos com a transcrição dos discursos, armazenados em base de dados independente, sem gerar grande impacto na árvore de conteúdos do portal da Câmara como um todo. O resultado é perceptível. “Agora, o internauta encontra esses discursos navegando de diferentes áreas do portal, sem precisar de muitos clicks”, destaca Roberta.


Os debates e votações ocorridos no Plenário ficam disponíveis no portal da Câmara na internet em até 30 minutos após cada pronunciamento. Ao fim dos trabalhos, é produzida a chamada Íntegra da Sessão, que reúne todos os pronunciamentos em um só documento, após a revisão dos taquígrafos.


Presente ao lançamento, o 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), destacou a iniciativa, dizendo que, mais do que críticas, o Congresso Nacional necessita de reconhecimento daquilo que tem sido feito de inovador com a finalidade maior de interagir com a sociedade. "Nenhuma instituição pública no Brasil tem o alcance de interação social como a Câmara dos Deputados".


Eduardo Gomes assinalou que o banco de dados auxiliará no trabalho parlamentar e no acompanhamento virtual da população sobre as ações de seus representantes.


Painel de Discursos
Na página que hospeda esses documentos, agora foram criados novos serviços, como o Painel de Discursos, que oferece uma seleção dos últimos pronunciamentos sobre temas que pautam a agenda política nacional e repercutem com intensidade na imprensa e entre a opinião pública. Exemplo disso são os discursos sobre o Plano Nacional de Educação, em análise na Câmara, e sobre os investimentos para a próxima Copa do Mundo e as Olimpíadas.


Outra novidade é o acesso facilitado às comunidades do portal e-Democracia, onde o internauta encontra as íntegras das reuniões promovidas pelas comissões que participam do programa.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário