quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Deep Web: a parte invisível da Internet

A imagem mostra na parte de cima a Internet convencional. A Deep Web seria a parte imersa, ou seja, com o triplo do volume

Rodrigo Montezzo / Jornal Cidade

Você conhece a Deep Web, também chamada de Web Profunda, Dark Web ou Invisible Web?

O que é isso ?

A Deep Web é aquilo que não aparece na internet convencional, ou seja, na superfície da web (Surface Web). Itens que não podem ser vistos em buscadores como o Google.

O Portal JC, por exemplo, pode ser encontrado pelo Google, logo, está na Surface Web. Vamos ver o que diz a Wikipédia sobre o tamanho da Deep Web:

Um estudo realizado em Julho de 2001 pela empresa BrightPlanet estima que a web profunda poderá conter 500 vezes mais recursos do que a web indexada pelos motores de busca. Estes recursos, além de serem volumosos, muitas vezes são de grande qualidade.

A web da superfície (acessível através dos motores de busca, por exemplo) tem um tamanho de cerca de 167 terabytes. De acordo com estudos da Universidade de Berkeley, o tamanho da web profunda é estimada em cerca de 91 mil terabytes.

Em 2008, a web chamada “invisível” não referenciado pelos motores de busca representa 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um trilhão de páginas não indexadas.

A grande questão é, o que se esconde na deep web? O que é tão confidencial que não pode vir a domínio público?

Claro, provavelmente há muita coisa inocente, tal como sites de amigos, comunidades específicas, sites de ARGs, que simplesmente não querem ser incomodados.

Mas e o lado negro?

No 4chan, um site de imagens, havia o relato de um fórum de crackers, que só podia ser acessado através de desencriptação específica (que serve mais ou menos como um teste, para que só os melhores, ou no mínimo os bons crackers acessem, e não qualquer lammer). E neste fórum, eles compartilham programas, tal como vírus e desencriptadores, para invadir sites, muitas vezes com objetivos financeiros, tal como bancos. E quantias grandes estavam envolvidas.

E isso com certeza é o de menos.

A questão é, que obviamente, na Deep Web, há muita coisa ilegal, chegando até mesmo a ser conspiratória.

Outro relato dizia sobre uma Wikipedia da Deep Web, bem underground mesmo. Lá continha links, por exemplo, para contratação de assassinatos de aluguel onde se cobrava 50 mil dólares por cabeça.

Dizem as más línguas que há toneladas de snuff films, que são filmes de assassinatos feitos pelo próprio assassino, filmados por diversão. Há também sites de religiões mais undergrounds (satânicas), que envolvem quebrar a lei. Exemplo, canibalismo, sacrifício de seres humanos, etc…

Venda de drogas, mercado de órgãos, tráfico de seres humanos, e por aí vai.

Para ter acesso a esse tipo de sites mais “underground”, é necessário programas especiais, tal como Thor ou Freenet, que, em teoria, garantem o anonimato. Mas um aviso: cuidado ao buscar esse tipo de coisa. Pode te custar o sono, ou mais que isso…

Agora vamos ver alguns comentários, encontrados em fóruns, de alguns curiosos que se aventuraram na Deep Web:

“Tem muita coisa sobre terrorismo, manuais de guerra, sobrevivência, armas, fabricação de explosivos. Há sites diversos sobre apologia a crimes, drogas e bizarrices sobre canibalismo. Na Deep Web que surgiram esses grupos de hackers (anonymous; Lulzsec; Wikileaks), porque nao há como rastrear sites que usam Tor...”

“(…) pelo que andei lendo na comunidade Deep Web do Orkut, a pornografia infantil, pedofilia, etc. é apenas a borda da Deep Web, apenas para disfarçar e blindar os assuntos piores que existem. Parece que a primeira camada é a mais “branda” , que se domina pelo nome de ONION. Provavelmente existem mais 4 camadas e a cada uma delas as cenas e assuntos são mais chocantes que o outro...”

“Por incrível que pareça, parece haver conteúdos ainda mais bizarros e chocantes que os comentados nesse tópico. Lembro de ter encontrado um site que era uma espécie de fórum de psicopatas. Pra ter acesso ao fórum, a pessoa deve enviar um video de um crime hediondo cometido por ela. É claro que é possível uma pessoa pegar um video na internet e enviar ao fórum dizendo que é ela cometendo o crime, só pra se infiltrar, mas como os organizadores desse fórum tem conhecimento profundo dos videos e bizarrices que circulam pela internet, é difícil enganá-los, então é bem provável que o pessoal que posta nesse fórum seja maníaco de verdade.”

“Não sei se é verdade, não vi nenhum video relacionado a isso na Deep Web. Mas ouvi falar que existem sites onde são transmitidas lutas ao vivo onde homens lutam até a morte, ao estilo dos gladiadores romanos. Algumas lutas são homens x animais. O acesso a essas lutas são vendidos a milionários, por um bom dinheiro. Lembro de lido no site HackerBB, um dos maiores fóruns hacker da Deep Web, um pessoal discutindo como ter acesso a esse site, se ele realmente existia e etc. A princípio esse tipo de história me parece mentira, mas se os caras estavam discutindo como ter acesso ao site, talvez ele realmente exista.”

Como vemos, nas profundezas da web encontramos de tudo, principalmente o lado mais escuro e perverso da mente humana, mas também há coisas boas, tais como pesquisas cientificas e tecnológicas, livrarias digitais, bases de dados universitárias, etc

Deixo aqui uns links da Deep Web que não necessitam de programas especiais:

1) A web profunda contem, acima de tudo, bases de dados escondidas e inacessíveis sem realmente pesquisar, complexas e científicas pertencendo a laboratórios de pesquisa em tecnologia avançada: você quer pesquisar um pouco? Vá aqui http://www.incywincy.com/  e teste o impensável!

2) Se quiser acessar a European Library, base de dados universitária monstruosamente excitante, vá aqui http://search.theeuropeanlibrary.org 

E já chega!

Não aconselhamos ninguém a visitar esse sub-mundo da web, pois sem o devido conhecimento informático as consequências podem ser nefastas.

Ferramentas de busca de Deep sites:

http://www.deeppeep.org/
http://www.incywincy.com/
http://www.deepwebtech.com/  
http://www.scirus.com/srsapp/
http://www.techxtra.ac.uk/index.html
http://www.deepwebwiki.com/wiki/index.php/Main_Page

Site do Freenet (contém link para download do programa):
http://freenetproject.org/

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Deep_web  
http://www.lib.berkeley.edu/TeachingLib/Guides/Internet/InvisibleWeb.html
http://www.guardian.co.uk/technology/2009/nov/26/dark-side-internet-freenet  

Nenhum comentário:

Postar um comentário