quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Internet Archive reúne mais de três mil horas de vídeo sobre o 11 de setembro

O Internet Archive juntou mais de 3000 horas de transmissão televisiva de todo o mundo

Na antecâmara dos 10 anos do 11 de setembro, o Internet Archive juntou toda a cobertura televisiva que possui sobre os ataques terroristas numa página especial. Clique para visitar o dossiê 11 de setembro 

aeiou - Portugal    


Foi, sem dúvida, o evento televisivo mais influente e marcante da última década. O 11 de setembro converteu-se num gigantesco acontecimento mediático que prendeu milhões de espetadores a ecrãs espalhados um pouco por todo o mundo.

As imagens em direto do segundo avião a embater no World Trade Center ou o desabamento das torres tornaram-se parte integrante da memória coletiva do trágico dia.

Daí que, para marcar o 10º aniversário dos ataques terroristas, o Internet Archive tenha criado uma página especial onde juntou todo o arquivo televisivo que possui sobre o 11 de setembro.

A organização de recolha de áudio, vídeos e páginas web com importância e significado histórico procurou, deste modo, criar um registo compreensivo que facilite a pesquisa documental não só de investigadores, mas também que permite um acesso eficaz ao público em geral.

Cobertura americana e internacional

O Internet Archive agregou mais de três mil horas de transmissão televisiva que vão desde a manhã do dia 11 de setembro de 2001 (antes do embate) e cobrem o período de uma semana após os atentados.

Para além de reunir peças e reportagens das principais estações televisivas norte-americanas, o Internet Archive procurou, igualmente, apresentar a cobertura das cadeias de televisão estrangeiras, juntando canais de países tão díspares como Rússia, França, Inglaterra, Japão, Canadá e, inclusive, do Iraque.

Em declarações à Associated Press, a diretora do Internet Archive, Brewster Kahle reafirmou a importância mediática dos ataques terroristas e como o arquivo pode ajudar a refletir sobre o 11 de Setembro.

"É um dos quatro ou cinco eventos mais importantes da história da televisão. Tenho esperança que as pessoas possam visitar o site e decidir a melhor forma de recordar os ataques".

Nenhum comentário:

Postar um comentário