quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Na era digital a informação deve ser compartilhada e complementada pelas mídias


O primeiro dia de palestras e debates do 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado iniciou com o painel: “O Jornalismo na era digital”

O jornalismo e a publicidade andam juntos na era digital. A informação deve ser compartilhada e complementada pelas mídias.

A concorrência deve ser superada e a complementaridade incentivada. Já as redes sociais devem ser vistas como aliadas e parceiras neste processo de bem informar e com instantaneidade. Estas foram algumas das conclusões do Painel “O Jornalismo na era digital”, realizado nesta quinta-feira (1º) e que abriu o primeiro dia de debates do 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que está sendo realizado no Serra Park, tendo como mediadora a professora da Famecos, Silvana Santini.

Para o diretor Geral de Produtos do Grupo RBS, Marcelo Rech, o jornalismo deve focar no conteúdo e ética e se adaptar a evolução do mundo da comunicação. “O jornalismo deve gerar convergência, com as mídias se complementando, apresentando um conteúdo com mais qualidade, instantaneidade, além de inovações em linguagem e expansão da narrativa”, disse. Rech enfatizou que “impacto melhor, melhor jornalismo”.

A jornalista e diretora da MM Conteúdo, Mauren Motta, destacou que o jornalismo e publicidade andam juntos e que as redes sociais devem ser olhadas com mais atenção por serem fontes de informações e conteúdos. “A gente acha tudo nas redes sociais. Com cuidado e atenção tiramos excelentes histórias”, enfatizou. Para ela as redes sociais devem ser tratadas não como concorrentes e sim como aliadas. ”O exibicionismo e o compartilhamento da vida não deve ser vistos como uma coisa negativa e sim como boas pautas”.

Jr. Maicá, do blog O Bairrista, disse que a internet também se presta para a criatividade e bom humor, mas nunca desprezando a qualidade do conteúdo. “O blog nasceu em 2010, como twitter. Postava frases que parodiavam as notícias de jornal e passei a ter 14 mil seguidores. Parti para o portal que tem 44 mil seguidores, 15 mil leitores diários e cerca de 1,5 milhão de acessos por mês. O conteúdo segue sendo a grande mola propulsora do sucesso de qualquer blog”, lembrou.

Ricardo Noblat está entre os primeiros blogueiros de jornalismo no país e esta história, disse ter começado quase sem querer, para aproveitar informações que levantava e estavam se perdendo. “Eu tinha uma coluna semanal no jornal O Dia, do Rio, e acabava colocando fora muitas informações que levantava durante a semana. 

Aconselhado por um amigo, resolvi publicar um blog com atualização diária, a partir de 2004, algo que permanece até hoje”, disse. Entre suas preocupações com a internet, é a possibilidade de perda de foco.

O segundo painel da manhã teve como tema “O poder das histórias na TV, no cinema e nas novas telas”, mediado pelo coordenador do Curso de Jogos Digitais da Feevale, Marsal Branco. O cineasta e publicitário, Zé Pedro Goulart, disse que a internet nos fez repensar as narrativas e a forma de contar histórias. “Um dos livros que reúne histórias mais bem contatas e que tem uma variedade de temas como sexo, morte, roubo, entre outros, é a Bíblia”, lembrou.

O cineasta João Jardim observou que cada vez mais são produzidas imagens e conteúdo, mas falta tempo para que sejam absorvidos. “Para chamar a atenção das pessoas é preciso pensar o conteúdo e encantar. As pessoas que evoluem e crescem social e hierarquicamente são aquelas que sabem contar boas histórias”, frisou.

Rodrigo Pinto, da agência Paim, acrescentou que a publicidade é uma interrupção para as pessoas que tiveram, muitas vezes, um dia atribulado e cansativo. “Para atingir seu objetivo, as histórias têm de encantar, emocionar e entreter”.


Fonte: Portal da Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário