quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PSE cria portal de estatísticas de cinema ibero-americano



A PSE - Produtos e Serviços de Estatística desenvolveu para o Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA) o portal online de agregação de dados estatísticos sobre o setor do cinema dos países que compõem a Conferência das Autoridades Cinematográficas Ibero-Americanas (CACI).


No seio do CACI, composto por 19 países, foi criado o Observatório Ibero-americano do Audiovisual, por proposta de Portugal e coordenado pelo ICA, segundo o divulgado em comunicado.


Com o objectivo de «recolher, analisar, tratar e divulgar os dados sobre o setor cinematográfico de todos os países membros», o ICA promoveu o desenvolvimento de um projeto de «recolha e tratamento estatístico de toda a atividade do setor» que já se encontra disponível, numa primeira fase, a todos os membros da CACI e que «a médio prazo estará disponível ao público em geral», lê-se ainda.


«Havia a necessidade de fomentar o conhecimento sobre os mercados de produção, distribuição e exibição cinematográfica dos diferentes países ibero-americanos», explica Paulo Gonçalves, chefe da divisão Estudos e Estatística do ICA.


«Com este projeto podemos definir padrões de conhecimento sobre a atividade cinematográfica, compreender melhor a legislação existente em cada país, bem como difundir boas práticas de gestão e análise do setor», sublinhou.


A criação deste portal teve em conta «um elevado grau de complexidade» devido a 
«diferenças de sistemas monetários, fusos horários, diferentes idiomas que existem entre todos os estados representados».


Como solução foi utilizada tecnologia IBM SPSS que «permitiu implementar um robusto sistema de criação e modelação de inquéritos, recolha e tratamento de informação estatística», a qual fica disponibilizada no mesmo portal a todos os seus membros.
«Um projeto desta monta necessita que sejam tidos em conta diversas implicações externas a uma implementação de um sistema de estatística», apontou João Pequito, diretor-geral da PSE.


«Com o crescimento do volume de dados que agora se começa a sentir prevemos que este portal venha a tornar-se uma referência no setor cinematográfico e audiovisual a nível mundial, como um bom exemplo de como se pode recolher informação para definição de estratégias de distribuição, divulgação de uma obra cinematográfica ou mesmo para a atribuição de apoios a novas obras», acrescentou Pequito.


De futuro, este portal estará também disponível para todos os agentes do mercado cinematográfico (produtores, realizadores, distribuidores, exibidores) para que possam aceder a informação real de mercado sobre a sua actividade, mas também para apoio na tomada de decisões estratégias de marketing e de distribuição.


Fonte: Diário Digital - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário