quarta-feira, 5 de outubro de 2011

100 anos de biblioteconomia no Brasil: perspectivas futuras

VIII Semana de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos


TEMA: “100 ANOS DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL: PERSPECTIVAS FUTURAS”


"O bibliotecário não tem futuro! O bibliotecário é o futuro!"

Carminda Nogueira de Castro Ferreira



O impacto social trazido pela criação e utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) assinala como a dinâmica da informação assume importante função nos contextos: socioeconômico, empreendedor, educacional, político e cultural. Nesse contexto, a informação passou a ser utilizada como ferramenta de gestão e avanço do conhecimento.


Destacam-se então, neste cenário, a importância global dos profissionais da informação, em especial os bibliotecários. Sendo estes, mais do que gerenciadores informacionais, fundamentais elementos de apoio à tomada de decisões em diversas instâncias da sociedade.


A atuação profissional desta área é ampla e dinâmica, o que torna fundamental a atualização e discussão dos novos meios de trabalho, de tecnologias disponíveis, das áreas de atuação e do networking entre os profissionais, estudantes, escolas e empresas.


Neste cenário, destaca-se a Semana da Biblioteconomia e Ciência da Informação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos que anualmente promove o encontro de estudantes de biblioteconomia, profissionais, pesquisadores, instituições e empresas com a finalidade de debater temas relevantes para a área, trocas de experiências e convívio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário