terça-feira, 4 de outubro de 2011

Blogs brasileiros focam em tecnologia e diversão, diz estudo


Humor responde por 67% do conteúdo de entretenimento, enquanto Apple e seus produtos dominam quase todos os temas relacionados a tecnologia
Foto: Boo-box/Reprodução
Justin Bieber, iPhone, Google, Harry Potter e Jesus Cristo. Esses alguns dos nomes mais citados pelos blogueiros brasileiros, de acordo com um estudo realizado pela Boo-box e divulgado nesta semana. O universo de 20 mil páginas verde-amarelas analisadas tem como principais temas entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (15%). A análise feita pela ferramenta Meaning Tool, da empresa argentina Popego, é baseada nas palavras usadas nas postagens.
Entretenimento
Na categoria entretenimento, o assunto principal é humor (67% do total), sendo que carros, música e moda empatam como segundo tema mais comentado (6%). Cinema (5%), literatura (5%), gastronomia (2%), televisão (2%) e conteúdo adulto (1%) completam a paisagem.
O nome mais citado é Casey Heynes, jovem australiano que ficou famoso após aparecer em vídeo reagindo a bullying. Harry Potter e Jesus Cristo ocupam o segundo e o terceiro lugares em números de menções.
Quando o assunto é personalidades, nomes de atores, como Emma Watson, George Clooney e Hannah Montana, somam 36% das citações, enquanto músicos como Justin Bieber (primeiro da lista), Jennifer Lopez, Paul McCartney e Ivete Sangalo aparecem em segundo lugar (16%). A medalha de bronze das celebridades vai para os políticos, que somam 11% das menções - a lista inclui Fernando Haddad, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.
Tecnologia
Na categoria tecnologia, 84% dos blogs dedica-se a informações de mercado e publicação de tutoriais. Os eletrônicos somam 11% das páginas e os espaços voltados a notícias da Apple correspondem a outros 5%.
A companhia fundada por Steve Jobs fica em segundo lugar no ranking de marcas, com 11% das citações, à frente da Samsung (7%) e atrás do Google (17%). Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola completam o topo da lista.
Na avaliação de produtos mencionados, o iPhone da Apple abocanha, sozinho, 12% do total, com o iPad em segundo lugar, 11%, e o iPod em terceiro, 6%. O Google não fica por baixo dentro de seu campo de trabalho: se o tema dos posts é Web 2.0, o gigante de buscas domina o "mercado" com 37% das citações, sendo que o YouTube - também da empresa de Larry Page - aparece com 19% e o Wordpress com 9%.
Entre os softwares, a empresa do CEO Tim Cook também ocupa a primeira posição, com 27% das citações sendo para o sistema operacional mobile iOS. O concorrente Android aparece com 14% na terceira colocação, atrás das menções a MP3 (15%).
Outros dados
A cidade do Rio de Janeiro lidera a lista dos municípios mais comentados, com 27% do total, enquanto Londres tem 8% e Paris outros 6%. Se o assunto é viagens, os destinos mais pesquisados por quem está fazendo as malas são Brasil (36%), Estados Unidos (11%) e Japão (7%).
Nos sites que tratam de educação, o tema ciência responde por 40% do conteúdo postado. Quando o assunto é esporte, o futebol domina 55% dos blogs brasileiros. Basquete (16%), tênis (15%), golfe (7%), baseball (5%) e futebol americano (2%) dividem o restante do percentual.
"Conhecendo de uma forma estruturada o que os autores de blogs estão postando fica mais fácil para os anunciantes planejarem suas campanhas", explica Edney Souza, vice-presidente de publishers da Boo-box, companhia brasileira do mercado de publicidade em mídias sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário