quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Famecos tem portal de jornalismo convergente

Camila Freitas / Baguete

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS reformulou o site dos laboratórios de jornalismo, a partir da criação do Editorial J – um projeto híbrido entre jornal, televisão, rádio e internet.


A iniciativa é apresentada como um portal de jornalismo convergente, que propõe novas formas de informar o leitor, buscando alternativas às referências consolidadas pelos veículos impressos.


“Os alunos formam grupos por pauta e extraem o máximo de cada narrativa, tendo todos os suportes e linguagens como possibilidade e podem mudar de função conforme a pauta”, explica o professor Fábio Canatta, editor do Editorial J.


Desenvolvido pela Famecos, o layout da plataforma, em vez de editorias ou canais divididos por mídia, conta com três colunas que organizam o conteúdo a partir do critério tempo e profundidade. Além disso, as tradicionais cartolas são substituídas por tags.


O projeto conta com uma redação formada por mais de cem alunos matriculados na disciplina de estágio da Famecos, bolsistas de iniciação científica e voluntários.


“O Editorial J, além de laboratório de estágio curricular, é um projeto de pesquisa em rotinas produtivas e narrativas jornalísticas. Estamos correndo o risco de testar processos editoriais e formatos de apresentação da informação com os quais nem os alunos, nem os leitores estão acostumados”, explica Marcelo Träsel, professor de Comunicação Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário