segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ferramentas digitais ajudam jornalistas que escrevem sobre meio ambiente e ciência

Ao receber o Prêmio Grantham 2011, que reconhece a excelência no jornalismo ambiental, em setembro, na Universidade de Columbia, James Astill, editor de energia e meio ambiente da revista The Economist, disse que não tinha uma "bagagem" em jornalismo científico, segundo a Columbia Journalism Review. Ele foi premiado por uma série, dividida em oito partes, sobre a situação das florestas do mundo.


“Há um volume absurdo de jornalismo científico e ambiental de excelência por aí", disse Astill, de acordo com a Columbia Journalism Review. “No entanto, também é verdade, acredito eu, que boa parte das matérias não chega a um grande público. Elas podem ser muito cheias de referências, difíceis. Elas podem ser acadêmicas demais. Elas podem, às vezes, ser muito chatas para o grande público. E isso, para mim, parceria ser um problema muito óbvio. (...) Uma parte muito pequena do jornalismo científico ou ambiental, eu diria, expressa, de forma vívida, mas séria, o quão maravilhosos são os sistemas da Terra".


Mas o jornalismo científico e ambiental não precisa ser difícil de compreender, acadêmico ou chato. Por isso, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas reuniu recursos que podem ajudar os jornalistas de meio ambiente e ciências.


A Journalist’s Toolbox , ferramenta oferecida pela Sociedade de Jornalistas Profissionais, oferece uma lista de sites com arquivos úteis para jornalistas de ciências.
 O The Science Literacy Project oferece diversos workshops para jornalistas. Além disso, o projeto organizou uma lista de sugestões de leitura para complementar os workshops, com informações que todo jornalista deveria saber sobre ciência.


O EurekAlert!, site administrado pela Associação Americana pelo Avanço da Ciência, permite que usuários cadastrados recebam e-mails diários com releases sobre ciência.


De forma semelhante, a Associação Nacional de Escritores Científicos organizou uma lista de recursos online para jornalistas que escrevem sobre ciência. A lista inclui blogs sobre história da ciência e ferramentas de busca de relatórios biomédicos. Embora os blogs e mecanismos de buscam possam fornecer informações importantes, os jornalistas precisam ser cautelosos. Nem todo o conteúdo é revisado. Há, porém, outros mecanismos de busca que tentam garantir a validade de seus resultados.


O Scirus, por exemplo, é um mecanismo de busca especificamente científico, que mostra resultados de publicações e sites respeitados. O Scitopia é um mecanismo de busca semelhante, que pesquisa "as bibliotecas eletrônicas das principais vozes das maiores disciplinas da ciência e da tecnologia”. O science Yahoo!Directory oferece links para informações dos mais variados campos da ciência. Para uma lista mais ampla de mecanismo de busca, veja 100 mecanismos de busca extremamente úteis para ciência. A lista é dividida em temas como astronomia, Terra e matemática.


Para o jornalismo ambiental, também há diversas ferramentas. A Sociedade de Jornalistas Ambientais organizou um resumo das ferramentas disponíveis para ajudar na produção de matérias sobre meio ambiente.


Fonte: Carlos Morales / Knight Center for Journalism in the Americas

Nenhum comentário:

Postar um comentário