terça-feira, 11 de outubro de 2011

Harold Washington Library Center: um espaço digital para adolescentes

pmÉ assim: Pegue uma sala bem grande e encha-a com o que existe de mais recente em mídia digital - computadores portáteis, teclados musicais, equipamentos de gravação, câmeras de vídeo e consoles de jogos. Convide adolescentes. Aplique um pouco de pressão, empurrando-os para consumir e produzir mídia. Veja o que acontece.


"É realmente uma mudança de pensamento de uma biblioteca como um repositório para um centro comunitário, um lugar onde as coisas realmente acontecem", diz Taylor Bayless, 27, bibliotecária e uma das mentores do centro.

O espaço YOUmedia na Biblioteca Harold Washington na State Street tornou-se um imã popular para os jovens, a biblioteca tem planos para replicá-lo em toda a cidade.

  Financiado em parte pela Fundação John D. e Catherine T. MacArthur, o projeto surgiu a partir de pesquisas do YOUmedia sobre como a mídia digital afeta a alfabetização dos jovens. 


Enquanto os livros são mantidas facilmente disponíveis no novo espaço, a maioria da ação parece acontecer nos computadores

Estudante do ensino médio folheia graphic novels na YOUmedia. O espaço contém um número relativamente pequeno de estantes, porque a maioria possui ativos digitais. Surpreendentemente, a coleção da biblioteca do centro da literatura teen, em um punhado de prateleiras no meio do espaço YOUmedia, teve um salto de circulação de 700% no novo espaço. 



Leia matéria completa publicada no USA Today, clicando aqui.
Imagens: John Zich, USA Today





Youmedia


Harold Washington Library Center

Tradução livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário