quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mapas da colônia em versão digital

Projeto coordenado pela Universidade de Brasília cria uma espécie de “Google Earth” de nosso país entre os séculos XVI e XIX


Divulgação


Vista de salvador em 1605


Com os atuais recursos de localização e captação de imagens aéreas por satélite, a cartografia foi alçada a outro patamar. Agora, essas tecnologias estão sendo aplicadas a mapas históricos do Brasil colonial. Esse é o objetivo do projeto Atlas Histórico Digital da América Lusa, coordenado pelo Laboratório de Experimentação em História Social da Universidade de Brasília. Uma espécie de Google Earth do século XVI a XIX em que é possível medir distâncias, comparar dados geográficos ou visualizar informações como a ocupação econômica e social das cidades.


O atlas digital está sendo produzido por meio do cruzamento de imagens de satélite com milhares de mapas e informações sobre as unidades urbanas e populacionais do Brasil entre 1500 e 1800. Assim, será possível visualizar, por exemplo, o crescimento de uma região, a transformação de uma vila em cidade ou a evolução dos eixos e centros econômicos do país.


O projeto já conta com um site, que está no ar desde julho em versão de testes, e a partir de outubro terá atualizações regulares.


Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário