quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Seminário Internacional - Biblioteca Nacional +200 anos

Seminário “Biblioteca Nacional + 200 anos” encerra comemorações de bicentenário da fundação


A Biblioteca Nacional completa o bicentenário com os olhos voltados para o futuro. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) realiza, nos dias 24 e 25/10, o seminário internacional Biblioteca + 200 ano, que reunirá acadêmicos e pensadores de todo o mundo para discutir o papel das bibliotecas no futuro. Os novos modelos, os desafios da preservação e as tendências das bibliotecas nacionais são alguns dos temas em discussão no encontro.


O presidente da FBN, Galeno Amorim, fará a abertura oficial do encontro, dia 24, às 18h, que em seguida contará com palestra de Paulo Herkenhoff, um dos principais críticos de arte do Brasil, curador de museus e fundações dentro e fora do país, com destaque para a curadoria da Bienal de São Paulo (1997-1999) e do Museu de Belas Artes (2003-2006), além do trabalho como curador-adjunto do Departamento de Pintura e Escultura do MoMA entre 1999 e 2002.


Na terça-feira, dia 25, o seminário contará com três mesas temáticas com a presença de especialistas. A primeira delas terá a Subdiretora Geral da Biblioteca Nacional de Portugal, o Diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, Horácio Gonzales, e o Diretor da DEN Foundation (Dutch Knowledge Center for Digital Heritage), Marco Streefkerk, falando sobre modelos de cooperação e redes. Na mesa seguinte, que discutirá os desafios entre acesso à informação e preservação, participam o Diretor da Biblioteca Nacional da África do Sul, John K. Tsebe, e Célia Ribeiro Zaher, Ex-Diretora da Biblioteca Nacional e Ex-Presidente da Conferência de Diretores de Bibliotecas Nacionais. Na última mesa, o chefe de coleções digitais da Biblioteca Nacional do Chile Roberto Aguirre Bello e o curador brasileiro da coleção digital da British Library, Aquiles Brayer, falarão sobre os cenários e tendências das bibliotecas digitais.


O seminário Biblioteca + 200 anos encerra o ciclo de debates que se iniciou em setembro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com o colóquio internacional sobre a democratização de acesso aos e-books. A programação do ciclo contou ainda com seminários em Recife e São Paulo, antes de chegar ao Rio. Posteriormente, as palestras proferidas no seminário e no colóquio ocorrido na Bienal serão reunidas numa publicação.


Serviço:
Seminário internacional: Biblioteca + 200 anos
Data: 24 e 25 de setembro de 2011
Horário: 18h às (24 de outubro), 10 às 18h (25 de outubro)
Auditório Machado de Assis (Rua México, sem número – entrada pelo jardim)
Palestras com tradução simultânea
Inscreva-se através do e-mail seminario@bn.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário