terça-feira, 18 de outubro de 2011

SindusCon-SP lança base de dados da construção civil

O site ConstruData reunirá índices, estatísticas e pesquisas elaboradas por diferentes entidades, além de análises setoriais


Pâmela Reis / Piniweb


O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) lançou hoje (18) o site ConstruData, base de dados que reunirá no mesmo endereço diversos índices, estatísticas e pesquisas sobre o setor da construção, além de análises periódicas dos principais indicadores. A ferramenta foi desenvolvida em convênio com o Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e está disponível para consulta no endereço www.construdata.com.br.




O site é alimentado com informações coletadas pela própria FGV e pelo SindusCon-SP, além de dados fornecidos por outros órgãos, entidades e institutos de pesquisa. É o caso da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "Embora todas essas informações já estejam de alguma forma disponíveis, algumas delas não são facilmente acessadas. A ideia é agrupar as principais informações do setor da construção", explica Ana Maria Castelo, economista do Ibre/FGV.


A pesquisadora ressalta, no entanto, que o ConstruData não está completo. O SindusCon-SP trabalha agora na prospecção de novos parceiros para incrementar o conteúdo do site. Atualmente a ferramenta já compila informações sobre mercado de trabalho, crédito imobiliário, indústria e varejo de materiais de construção, índices de custos e preços, entre outros dados. No mesmo endereço será disponibilizada também a versão eletrônica da revista Conjuntura da Construção, editada em parceria pelo SindusCon-SP e FGV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário