terça-feira, 4 de outubro de 2011

USP é a primeira no QS University Ranking Latin America




Agência FAPESP – O primeiro QS University Rankings: América Latina traz uma boa notícia para o ensino superior brasileiro. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa o primeiro lugar na relação das principais universidades latino-americanas.
A Pontificia Universidad Católica de Chile ocupa a segunda posição, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O anúncio foi feito nesta terça-feira (04/10), pela Quacquarelli Symonds, que produz o ranking TopUniversities.
A Universidade Federal de Minas Gerais está em décimo lugar no QS University Ranking Latin America, que traz oito universidades brasileiras entre as 20 primeiras na região. Das 200 universidades que compõem o ranking, 65 são do Brasil.
“Como nos demais países BRIC, o ensino superior funciona como um motor que ajuda o Brasil a cumprir com seu enorme potencial de crescimento econômico. As matrículas se triplicaram durante a última década. O ranking QS demonstra como o Brasil tem priorizado a pesquisa”, disse Danny Byrne, editor da TopUniversities.
De acordo com a QS, os resultados refletem os novos dados publicados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em setembro de 2011, que revelam que a proporção do PIB investido em educação cresceu mais no Brasil do que em qualquer outro país da OCDE entre 2000-2008.
“A economia brasileira já é a sétima maior do mundo. O incremento da educação superior de alto nível será fundamental para o desenvolvimento e os novos rankings QS demonstram que o país já começa a colher seus frutos”, disse Ben Sowter, chefe de pesquisas da QS.
Mais informações: www.topuniversities.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário