quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Biblioteca Britânica digitaliza parte do arquivo de jornais dos séculos 18 e 19

Redação Portal Imprensa

A Biblioteca Britânica disponibilizou parte de seu arquivo de jornais dos séculos 18 e 19 para consulta on-line no site british newspaper archive, informa o journalism.co.uk.

Foram mais de quatro milhões de páginas digitalizadas, com auxílio da editora on-line Brightsolid, de mais de 200 títulos das regiões da Inglaterra e Irlanda. O arquivo traz desde a cobertura dos principais eventos históricos, como a Guerra da Criméia, até pequenas notícias familiares de jornais locais.

O arquivo digital pode ser acessado gratuitamente na Biblioteca, em King's Cross. Para consultas à distância, por mais de 48 horas, serão cobrados 6,95 libras. Haverá possibilidade de se fazer assinaturas mensais e anuais para pesquisadores e acadêmicos.

Nos últimos 12 meses, o projeto trabalhou para digitalizar em torno de oito mil páginas por dia. Em 10 anos, espera-se fazer o mesmo com, aproximadamente, 40 milhões de páginas.

Ed King, chefe da seção de jornais da Biblioteca Britânica, afirmou que o projeto mostra a coleção de jornais do estabelecimento "como nunca antes".

"Ao invés de ter que olhar os itens no local, virando cada página, pessoas por todo o Reino Unido e no mundo poderão explorar a mina de ouro de histórias e informações contidas nas páginas".

Por enquanto, foram priorizadas as edições que estão em domínio público, anteriores a 1900, mas a Brightsolid negocia com os detentores de direitos as publicações recentes.

A imagem não faz parte da notícia original

Nenhum comentário:

Postar um comentário