domingo, 27 de novembro de 2011

Gilberto Gil lança site com mais de 30 mil documentos de sua vida



O acervo do cantor contará com fotos, vídeos, cartas, bilhetes e partituras


Próximo dos 70 anos – ele completa sete décadas em junho de 2012, o cantor Gilberto Gil vai lançar um site com fotos, vídeos, cartas, bilhetes e partituras que compõem o acervo de toda a sua carreira e sua vida pessoal.


O site (www.jobim.org/gil/) entra no ar na próxima segunda-feira (28) com todo o acervo digital do artista, que vai disponibilizar mais de 30 mil documentos de toda sua vida.


Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Gil conta desde quando isso tudo vem sendo organizado. "Isso vem sendo construído há 15, 20 anos, quando a Flora (esposa de Gil) mandou encadernar minhas anotações. Ela vinha arquivando sistematicamente todo o material, correspondências, comandas", contou o cantor.


Todos os documentos foram organizados pelo Instituto Tom Jobim, que já fez o mesmo com a obra do maestro, além de Dorival Caymmi e Chiquinha Gonzaga. O patrocínio fica do projeto Natura Musical.


"O acervo contém uma parte relativa à vida pública, mas também a parte pessoal, como é a própria vida de todo mundo. É um acesso desejado por nós, uma invasão benigna. Com Twitter e Facebook, é tão comum mostrar sua vida às pessoas que esse arquivo estático não chega a ser novidade", afirmou Gilberto Gil.


Fonte: O Fuxico
dica do Wal Marino

Nenhum comentário:

Postar um comentário