quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Kyobo e Qualcomm lançam e-reader com tecnologia mirasol


A maior livraria sul-coreana, a Kyobo, e uma subsidiária da Qualcomm lançaram anteontem o Kyobo eReader, primeiro leitor de livros digitais com tela colorida baseada na tecnologia mirasol, também conhecida como IMOD (Interferometric MOdulator Display). O aparelho tem baixíssimo consumo de bateria e permite melhor leitura em espaços bem iluminados.


A tecnologia mirasol é uma aplicação da filosofia do biomimetismo, em que uma técnica imita um organismo ou estrutura existente na Natureza. No caso, emula-se o comportamento das escamas da asa da borboleta, que refletem seletivamente a luz branca, devolvendo certas cores do espectro visível de luz.


A QMT (Qualcomm MEMS Technologies Inc.), subsidiária da Qualcomm Inc., juntamente com o Kyobo Book Centre, maior livraria da Coreia do Sul, anunciaram a disponibilidade no varejo do e-reader pioneiro em displays mirasol, que permite leitura de livros, revistas e exibição de vídeos em taxa de 30fps (frames por segundo) em uma tela de toque. O site oficial do Kyobo eReader é mirasoldisplays.com/kyobo . Com o baixo consumo elétrico, a carga da bateria do Kyobo chega a durar semanas, num regime típico de uso e com boa luz ambiente. Por uso típico, a empresa considera 30 minutos de leitura por dia, com Wi-Fi desligado e luz frontal regulada para 25% de luminância. Diferentemente das telas comuns de tablets e de celulares, que têm luz própria, o display mirasol, tal como o do Kindle, da Amazon, não é luminoso, precisando de luz ambiente para ser lido. 

O e-reader Kyobo inclui acesso ao acervo de 90 mil ebooks da livraria, além de palestras e aulas em vídeo da EBS, provedor sul-coreano de conteúdo educacional. Oferece também material compartilhado pelos serviços de redes sociais do país, bem como texto falado em inglês a partir dos textos eletrônicos e buscas pelo aplicativo de dicionários Diotek de inglês e idiomas orientais.

O aparelho tem tela mirasol XGA de 5,7 polegadas (1024 x 768 pixels), com resolução de 223ppi e é equipado com o processador classe S2 Snapdragon, com clock de 1GHz, rodando a interface de aplicações Kyobo sobre uma plataforma Android 2.3. O e-reader está saindo no país ao preço equivalente a US$ 310, com descontos para os clientes premium da livraria, baixando o preço para o valor convertido de US$ 265.

Procurada, a Qualcomm não informou seus planos para oferecer no Brasil dispositivos usando tecnologia mirasol.



Fonte: Carlos Alberto Teixeira - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário