terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mais material para a Europeana, a biblioteca digital europeia

A Comissão Europeia apela aos Estados-Membros a aumentarem a digitalização de bens culturais, livros, imagens, fotos, filmes ... para ser incluído no catálogo da biblioteca digital europeia: Europeana.


A aposta é a de levar a Europeana a 30 milhões de objetos em 2015, atualmente existe 19 milhões.


A CE quer que os países envolvam o setor privado na digitalização de material cultural que possa estar disponível através da Europeana, o portal digital para bibliotecas, arquivos e museus na Europa.


A Europa tem talvez a maior herança cultural do mundo, a UE quer todo o material que é cultural na Europeana. A digitalização de obras culturais oferece muitas oportunidades para a interação com o público. Um exemplo é um projeto recente na Primeira Guerra Mundial através de documentos http://www.europeana1914-1918.eu/  , que permite aos cidadãos contribuir para a biblioteca digital memórias pessoais sobre a guerra. Já foram coletados e digitalizados mais de 25.000 objetos.


Os países devem adaptar a sua legislação para colocar material online protegidos por direitos autorais.


 A Comissão Europeia enfatiza que a digitalização do patrimônio cultural na UE deve permitir que os cidadãos tenham acesso fácil a eles e use-os a qualquer momento, em atividades de lazer, na escola ou no trabalho.


Também pode ser usado para o desenvolvimento de conteúdos educativos, documentários ou aplicações turísticas.

A UE atribui a cada país um conjunto de objetivos e de um volume mínimo de conteúdo a ser fornecidos até 2015, a recomendação para a Espanha é 2.676.000 objetos.


Europeana começou em 2008 com dois milhões de objetos e tem atualmente mais de 19 milhões.

Fonte: Euroxpress
Tradução livre 
Título original: 
Más material para Europeana, la Biblioteca digital europea
 
+ UE: Comissão Europeia quer que Portugal digitalize 500 mil documentos culturais até 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário