terça-feira, 8 de novembro de 2011

Unesp lança coleção paleontológica com acesso online


Sistema reúne coleções científicas de quinze instituições federais

Pesquisadores da Unesp e da USP de Ribeirão Preto desenvolveram um sistema que visa catalogar todas as coleções de fósseis de São Paulo. O programa de computador vai unificar informações, como o nome do organismo, a idade geológica e o local onde foi achado o exemplar. O projeto é inédito e está disponível em tempo real na Internet.


“Em dois anos, o software Lund [do sobrenome do patrono da paleontologia do País, Peter Wilhelm Lund] reunirá as mais importantes coleções científicas de paleontologia do Estado”, afirma o coordenador do projeto Renato Pirani Ghilardi, também professor da Faculdade de Ciências (FC), Câmpus de Bauru. “Dentro dos parâmetros, cada instituição é responsável pelo abastecimento de dados, que serão enviados a um servidor único em Bauru.”


Para acessar o sistema, cada instituição possui um código de acesso que permite a inclusão e alteração de dados, apenas, de seu próprio catálogo. As regras básicas para a introdução de espécimes são: número do exemplar na coleção, identificação, idade geológica e o local da descoberta.


As inserções de fotos e características do fóssil, como o detalhamento das partes do corpo preservadas, também são possíveis. “Esses detalhes são importantes para o avanço das pesquisas em nossa área, pois facilitará a identificação e o mapeamento dos espécimes, além de formar uma base de referência única”, afirma Ghilardi.


O Lund foi desenvolvido para paleontólogos, entretanto, devido ao seu fácil uso, pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, assim como alunos e professores dos diversos níveis de formação podem utilizá-lo.


Pelo sistema de busca, os estudantes encontram as categorias dos fósseis, imagens e outros dados. De acordo com o professor, os licenciados também podem utilizar o sistema para ensinar a distribuição geográfica dos fósseis no Estado e em outras regiões do Brasil, este último depende do acervo de cada coleção.


O projeto teve o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e seu acervo inicial conta com mil espécimes. Dentro de dois anos, esse número deve saltar para 30 mil exemplares.


O sistema Lund já está disponível no site http://www.lund.fc.unesp.br/lund/


Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário