quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fraude acadêmica é tema de palestra no Instituto de Química da UnB

O professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília, Marcelo Hermes, ministrou, na tarde da última terça, 06, o seminário "Fraude, crime e a inocência perdida na ciência”, no Instituto de Química. Alunos e pesquisadores da área participaram do evento, que abordou casos recentes e divulgados na grande mídia que ocorreram no Brasil envolvendo químicos, bioquímicos e físicos.


Durante a palestra, o professor explicou que a cada ano mais e mais paper são despublicados nas revistas científicas do mundo. Menos de 50 papers eram cassados por ano entre 1990 e 2000, subindo para mais de 300 em 2010. "Cerca da metade dessas retractions foram por fraudes ou plágio", revelou o palestrante.


O responsável pela disciplina de seminário da pós-graduação da UnB, Breno Amário da Silveira, diz que o Instituto de Química (IQ) como um todo tem a preocupação com temas éticos. “Entendemos que é de suma importância ensinar para os alunos desde cedo as questões de conduta científica de forma adequada”, afirmou. Ele lembrou que este foi apenas o primeiro de muitos seminários que ainda virão. “Essas palestras são importantes tanto para os alunos da graduação, que acabaram de ingressar na Universidade, como para os de pós. Assim, eles já serão educados para ter sempre um procedimento correto”, concluiu.
 Para o professor Marcelo Hermes este é um tema atual e oportuno. Ele informou que nos últimos 10 anos houve um crescimento de mais de dez vezes do número de artigos que são retirados de circulação por fraude. “Isto é muito grave. Está havendo um problema moral sério e a Universidade tem que enfrentar isso de cabeça”, ressaltou. Hermes lembrou que plágio é crime. “Quando alguém copia um trabalho e o plagiado se sente lesado, ele pode entrar com uma ação. Isto dá cadeia”, alertou.


*Paper - termo inglês para artigo científico.
* Retractions - cancelamento de publicações.

Fonte: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário