quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lançada base para avaliar qualidade da investigação acadêmica


O Instituto Internacional de Tecnologia de Software da Universidade das Nações Unidas (UNU), em Macau, lançou ontem (23/11) uma plataforma internacional de classificação das instituições de investigação acadêmica, denominada como Global Research Benchmarking System (GRBS).


O ranking, concebido em colaboração com o Centro para Avaliação do Desempenho das Universidades dos Estados Unidos, já está online com dados sobre as pesquisas concebidas por mais de 700 instituições da Ásia-Pacífico e dos Estados Unidos. Curiosamente, nenhuma das universidades do território aparece listada.


A base de dados classificativa pode ser consultada em http://www.researchbenchmarking.org/ e apresenta 15 tópicos de investigação que agregam material produzido nas diferentes academias listadas. Vão desde agricultura e ciências biológicas, à física e astronomia, passando ainda pela engenharia, economia, ciências de saúde e enfermagem, matemática, medicina e ciências da informação. As universidades são seleccionadas para o projecto com base no seu desempenho nestas áreas.


Os autores do projeto dizem utilizar “dados verificáveis para medir a qualidade, o impacto e a validade internacional das pesquisas, fornecendo ferramentas analíticas flexíveis que permitem ao utilizador concentrar-se apenas no campo de investigação que se adequa às suas necessidades”.


“Esta nova abordagem apoia as universidades para que determinem o seu próprio perfil de investigação e identifiquem áreas em que podem ter um nível de excelência, a fazer decisões e a afetar recursos de uma forma mais racional e estratégica, a identificar parceiros com vantagens complementares e publicitar as vantagens dos seus programas”, refere uma nota de imprensa emitida ontem pela UNU.


Os responsáveis pelo projeto assinalam os benefícios deste tipo de sistema. “Não devemos reduzir a riqueza da contribuição das universidades a um único número publicado numa tabela, como é comum fazer-se nos sistemas de classificação atuais. O GRBS é um esforço colaborativo aberto da comunidade acadêmica que procura alargar a informação e promover a debate de questões importantes, como desenvolver a excelência ao nível do ensino superior”, afirma Peter Haddway, diretor do instituto que tem sede em Macau.


Fonte: Ponto Final - Macau (além de pequenas alterações linguísticas, o link e a imagem não fazem parte da notícia original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário