quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Novo portal do MDA está no ar



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou nesta segunda-feira (5) novo portal na internet. Mais acessível e prático, o novo formato tem aparência moderna cujo objetivo é proporcionar maior interação e permitir ao usuário encontrar, com rapidez, as informações desejadas. Com aproximadamente 800 mil acessos por mês, o portal do MDA foi remodelado e desenvolvido com o uso da Plataforma OpenACS, ou seja, por um software livre de código aberto.


As informações veiculadas no portal poderão ainda ser copiadas, distribuídas e transmitidas, sem finalidade comercial, por qualquer pessoa porque o MDA usa uma das licenças no padrão Creative Commons. Esse mecanismo permite também ao leitor criar obras derivadas com o conteúdo publicado no portal


Na parte superior do site é possível acessar as principais seções do portal. A partir de agora os programas do ministério serão apresentados em uma barra dinâmica que oferece melhor visualização das cerca de 200 mil páginas do portal.


Para facilitar o acesso às informações, as notícias ganharam um novo projeto gráfico e a busca de notícias por estado foi mantida no portal. As atualizações das redes sociais do MDA poderão ser acompanhadas em tempo real na página principal. Será possível também visualizar o conteúdo de outros sites de notícias e blogs sobre a agricultura familiar, projetos e programas do ministério.
O portal ganhou uma nova área multimídia na qual a galeria de imagens e o material produzido pela rádio e pela TV MDA vão ficar disponíveis para baixar e para compartilhar informações nas redes sociais.


Outra novidade é a barra de serviços na parte inferior da página, com notícias em tempo real, acesso rápido a outras seções do site e aos canais oficiais do ministério no Twitter, Facebook, YouTube e Flirck, o que deixou o portal mais dinâmico. O público tamém poderá se cadastrar para receber informações sobre o ministério.


Para facilitar o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais e cumprir determinação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, foram implantados itens de acessibilidade digital e, em pouco tempo, o site ficará totalmente disponível para esse segmento social.


O técnico responsável pelo projeto, Breno Assunção, afirma que “o site foi construído com base na acessibilidade e na praticidade para os usuários”. Segundo Assunção, o novo portal foi feito para ter uma navegação agradável, interativa e prática, de modo que as informações sejam encontradas com facilidade e atenda melhor o diversificado público que acessa o sítio do MDA. “O público do MDA foi o foco do trabalho que atende desde o pequeno agricultor até grandes empresários, com o objetivo de mostrar toda a produção feita pelo ministério”, concluiu.


Fonte: Jornal Dia Dia  (o link e a imagem não fazem parte da notícia original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário