segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Universidade publica manuscritos originais de Isaac Newton

Dentre as milhares de páginas disponíveis na internet, está o artigo que descreve a mecânica dos corpos e a Gravitação Universal, considerado um dos trabalhos mais importantes da história da ciência
Principia Mathematica, escrito por Isaac Newton, é considerado um dos trabalhos mais importantes da história da ciência. Só foi alterado 300 anos depois de sua publicação, pela lei da relatividade do físico alemão Albert Einstein (Divulgação)


A Universidade de Cambridge (Inglaterra) publicou na internet mais de 4.000 páginas dos trabalhos mais importantes do físico inglês Isaac Newton, considerado o pai da Física Moderna. Os trabalhos disponíveis no site da instituição incluem manuscritos originais das famosas leis da mecânica, como a versão comentada pelo próprio cientista do Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica.


Nos próximos meses, a universidade inglesa vai publicar milhares de novas páginas, disponibilizando praticamente toda a coleção de Newton. A instituição começou a digitalizar os artigos do físico em 2010. Até 200 páginas foram capturadas por dia.


O projeto foi possível por causa de uma doação de 1,5 milhões de libras da Fundação Polonsky, situada em Londres, concentrada no apoio à educação. A ideia é que trabalhos de outros cientistas importantes, como Charles Darwin e Ernest Rutherford sejam digitalizados e disponibilizados gratuitamente na internet.


Saiba Mais


ISAAC NEWTON
Isaac Newton foi um físico e matemático inglês que viveu entre os anos de 1643 e 1727. É famoso pelo trabalho na mecânica, ótica, gravidade e pela criação do cálculo integral. O trabalho do físico permaneceu inalterado por 300 anos, até ser modificado pela teoria da relatividade de Albert Einstein.


PRINCIPIA MATHEMATICA
Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica foi publicado pela primeira vez em 1687 e contém as leis da Mecânica Clássica e da Gravitação Universal, que descrevem o movimento dos corpos no universo. É considerado um dos trabalhos científicos mais importantes da história da ciência.


Fonte: Veja

+ Isaac Newton e outros gênios ganham espaço em site da Royal Society de Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário