segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Base de Dados Jurisprudenciais do MERCOSUL - BDJM



A Base de Dados Jurisprudenciais do MERCOSUL (BDJM) é resultado do projeto-piloto homônimo aprovado pela Decisão do Conselho do Mercado Comum Nº. 08/07, e foi financiada com recursos do FUNDO PARA A CONVERGÊNCIA ESTRUTURAL DO MERCOSUL (FOCEM), no âmbito do Programa IV “Fortalecimento da Estrutura Institucional e do Processo de Integração”.



A BDJM reflete os esforços do MERCOSUL para consolidar e aprofundar o processo de integração sub-regional em sua área jurídica, procurando oferecer uma ferramenta que contribua para a divulgação e a aplicação uniforme do acervo normativo MERCOSUL pelos Tribunais dos Estados Partes, com vistas à consolidação da segurança jurídica do espaço integrado.



A BDJM contém uma compilação não exaustiva de decisões emanadas dos Tribunais dos Estados Partes, nas que são debatidas, interpretadas e/ou aplicadas as fontes jurídicas do MERCOSUL de 1991 a 2007, tendo sido prevista sua atualização permanente.



As decisões contidas na BDJM estão disponíveis em sua língua original ou de procedimento, completando-se as suas traduções de forma sistemática.



A BDJM completa-se, ainda, com as fichas correlativas que sintetizam as decisões emanadas dos Tribunais nacionais nas duas línguas oficiais do MERCOSUL.



As traduções contidas nesta BDJM são oficiosas, não devendo ser utilizadas como traduções juramentadas ou para atos judiciais ou extrajudiciais que requeiram tradução oficial.


A Secretaria do MERCOSUL não assume responsabilidade pelos conteúdos das decisões proferidas pelos Tribunais nacionais.



O conteúdo das fichas, resumo das decisões surgidas dos Tribunais, não é necessariamente a posição dos Estados Partes ou da Secretaria do MERCOSUL




Termos e Condições


1. Os documentos são apresentados apenas para fins informativos, não visando substituir o trabalho jurídico dos Tribunais nacionais.


2. Os materiais da BDJM são reproduzidos da mesma forma como nas publicações referidas nas fichas de resumo das decisões, sem garantias de exatidão ou de integralidade.


3. A Secretaria do MERCOSUL não assume qualquer responsabilidade pela precisão ou pela fiabilidade de nenhuma reprodução dos materiais publicados nesta BDJM.


4. As informações contidas na BDJM não são publicadas para fins comerciais, portanto, é autorizada sua reprodução total ou parcial de forma gratuita e por quaisquer meios. No entanto, se as informações nele disponibilizadas forem usadas, será preciso:


- referi-lo como fonte de informação; e


- não apresentar a reprodução como versão oficial do material reproduzido.


5. Os links aos quais se faz referência na seção Links são apenas sugestões. A Secretaria do MERCOSUL não assume qualquer responsabilidade a respeito das informações contidas nos sites referidos.


Fonte: Mercosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário