quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Espanha lança base de dados inédita sobre arte românica

A fundação espanhola Santa María la Real deu a conhecer esta semana aquele que pretende ser o maior portal online do mundo sobre a arte românica, que reinou na Europa entre os séculos XI e XIII. Nesta fase inicial, estão disponíveis dados e fotografias de 4000 monumentos de Espanha e Portugal.


A Sé de Braga é um dos monumentos românicos portugueses (Paulo Ricca)


Os monumentos românicos da Península Ibérica, a sua história e os detalhes, a localização e os mapas, estão agora catalogados e disponíveis no site Románico Digital, que conta neste momento com 60 mil fotografias e informações de 4000 monumentos, dos quais 380 estão em Portugal. No prazo máximo de três anos, o objetivo é alcançar os 9000 monumentos e disponibilizar mais de 330 mil imagens de alta resolução.


Uma iniciativa da Fundação Santa María la Real, instituição de referência no âmbito da restauração da arte românica, o projeto foi apresentado na terça-feira pelo presidente da Fundação, José María Pérez González, que ambiciona alcançar o título do maior portal do mundo dedicado à arte românica.


Depois de completa a base de dados ibérica, a ideia é que o projeto se alargue a Itália e França, dois países europeus que têm inúmeros exemplares de arte românica e que carecem também de catalogação. “Na Internet está tudo: o bom e o mau. Há muita informação mas é preciso questionarmo-nos se há muito conhecimento”, disse Jaime Nuño, director do Centro de Estudos do Românico, citado pelo El País, na apresentação .


O site oferece diferentes tipos de pesquisa (nome, localidade, país, etc), permitindo que o utilizador acesso a dados sobre a história e as características arquitetônicas dos vários tipos de monumentos e vestígios, assim como a mapas com as coordenadas exactas, bem como várias imagens. Há ainda a possibilidade de aceder a textos de historiadores, especialistas e investigadores da arte românica.


Románico Digital é o resultado de um trabalho feito, majoritariamente por licenciados na área, ao longo dos últimos 15 anos. Como explicou José María Pérez González, tudo começou com o desejo de criar uma Enciclopédia do Românico, “uma verdadeira bíblia”. O trabalhou possibilitou ainda a publicação em papel destes resultados, divididos em 38 volumes.


Com o site agora aberto ao público, de registo gratuito, a Fundação Santa María la Real pretende ainda alertar para o perigo de degradação destes monumentos, apelando a um maior cuidado e atenção de todos e permitindo consequentemente um estudo maior deste estilo arquitetônico.


Fonte: Público - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário