sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Nasa lança portal para projetos de código aberto


Página visa estimular desenvolvimento dos projetos da agência junto com à comunidade open source; organização planeja abrir mais códigos em breve.

A Nasa (Agência Espacial dos EUA) anunciou nesta semana, por meio de seu blog, o lançamento de um site para o desenvolvimento de softwares de código aberto. 
Atualmente, a página code.nasa.gov abriga um diretório dos projetos open source da organização e ainda fornece acesso aos documentos dos seus processos de programas de código aberto.
O objetivo da agência é que no futuro o portal funcione como uma central (hub) de desenvolvimento de código aberto. Para isso, é planejada a adição de um fórum e ferramentas de colaboração para facilitar a vida dos desenvolvedores que quiserem levar os projetos da Nasa para o mundo código aberto.
Os projetos inicialmente listados no novo site da Nasa incluem um mapeador lunar e um kit de ferramentas para determinação de órbita. No entanto, apenas alguns deles já possuem seu código aberto na página, enquanto a agência que os outros códigos chegarão “em breve”.
Como informa o Ars Technica, a Nasa possui um histórico antigo em produzir de maneira colaborativa com a comunidade de código aberto. Os projetos anteriores variavam de ornamenta rastreadores de erros (bug trackers) até criar soluções open source mais escaláveis para computação na nuvem.
Recentemente, a agência lançou outra novidade no mundo digital, uma rádio online que mistura rock e tecnologia chamada Third Rock.

Fonte: IDGNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário